“Quero deixar um legado, de um homem que passou na gestão pública e fez a diferença”, diz Ribamar Silva

Capa Política

Ribamar Silva, nasceu em Osasco, hoje aos 45 anos de idade se diz mais maduro e com a certeza que a Família é a base de tudo. “O meu sucesso político é baseado na família, minha família é muito grande, a minha equipe também é a minha família.” Quando questionado sobre o momento mais importante na sua carreira política, ele se remete ao dia 15 de novembro de 2020. “O momento mais importante da minha carreira foi a minha reeleição, ser o mais votado entre mais de 800 candidatos, eu fiquei orgulhoso e sinto que estou no caminho certo.”

Mas o final do ano passado, o presidente da Câmara de Osasco Ribamar Silva passou por dificuldades muito sérias, ele foi internado por causa da Covid-19 no Hospital Antônio Giglio. Segundo o parlamentar foram dias dificeís e também de muita reflexão. “Eu acredito que Deus me deu o dom da vida novamente, a Covid é um vírus que você não vê, Deus acrescenta seus dias na terra se você cuidar do seu pai e da sua mãe e graças a Deus, eu tenho meu pai e minha mãe, Deus me deu a oportunidade de continuar a cuidar deles”.

Nas últimas décadas, Ribamar sempre esteve por dentro dos bastidores políticos, ajudando vereadores, deputados e outros políticos, mas a sua prova de fogo foi no ano de 2016, em sua primeira eleição, ele obteve 3863 votos. “Nada é por acaso, eu sou uma pessoa muito privilegiada por Deus, eu sempre fui dos bastidores da política, nunca tinha passado na minha mente em ter um mandato, meu grupo político ajudou muito, hoje estamos no segundo mandato”. No dia 15 de novembro de 2020, Ribamar foi reeleito com 5997 votos, e o título de mais votado da cidade.

O senhor sempre valoriza a equipe que trabalha com o senhor, qual a importância da sua equipe na sua carreira política e no seu mandato?
Minha equipe é minha família, eles fazem parte do meu dia a dia, quando estou de férias, eles estão comigo, quando estou trabalhando, eles estão comigo, tenho prazer de estar com eles, eu tenho gratidão a eles, pois cheguei onde estou, primeiro por vontade de Deus e depois com a ajuda da minha equipe.

Na sua opinião, por qual motivo o senhor acha que foi o mais votado e ganhou mais um mandato da população?
Eu e minha equipe temos o lema de servir a população, temos que ser servidor , entendemos que o papel do vereador e da equipe é o de servir a população. Não quero o poder pelo poder, tenho que usar a influência que eu tenho para servir a população, eu fiz e vou fazer isso pelos próximos 4 anos. Hoje eu sou um novo Ribamar, muito mais experiente, que conhece muito mais da cidade, que diáloga para entender as necessidades da cidade. Vou ajudar no avanço da cidade, diminuir o déficit das vagas de creche, vamos atrás de ideias para ajudar o governo a criar empregos, a Câmara é onde acontece o debate para o crescimento da cidade. O prefeito juntamente com seus secretários fazem os projetos e vem para câmara, aqui nós aprovamos, o que é bom para a cidade.

O senhor em seu primeiro mandato foi eleito presidente da Câmara? E nesta legislatura foi reeleito de novo.
Eu devo isso aos meus companheiros, ser líder de vereadores como o Jair Assaf, Toniolo, Mario Luiz Guide, entre outros é sensacional, eu sempre fiz uma liderança compartilhada, eu pedi auxílio a eles, ao assumir a Câmara fiz um trabalho de humanização, na Câmara as pessoas trabalham mais felizes, hoje em dia. E neste ano fui eleito novamente, nesta nova mesa diretora são quatro vereadores novos e quatro antigos, são cabeças com vontade de fazer a cidade avançar e crescer. Eu estou na posição de gerenciador da casa de leis osasquense pois eles me deram essa oportunidade e as decisões não podem ser tomadas sozinhas, tem que ser num colegiado e é isso que eu fiz e quero fazer neste novo mandato de presidente. Se nós fizermos uma gestão compartilhada, quem ganha com isso é a cidade.

Como lidar com a Pandemia sendo responsável pela principal Câmara da região?
Nós fomos nos preparando durante a pandemia, a casa de leis não está fechada 100%, ela está com atendimento reduzido, todos os vereadores estão trabalhando com todas as precauções. Perdemos um vereador, o Ni da Pizzaria, e um funcionário da TV Câmara, o Paulo. No meu entendimento, a Câmara traz sua contribuição para a cidade e quando os vereadores são convocados para discutir projetos, nós estamos e estaremos lá. A Câmara sempre se faz presente, um exemplo, no dia 28 de dezembro, todas as câmaras estavam fechadas e nós estávamos trabalhando em prol da cidade.

O que esperar do seu novo mandato?
Hoje estou mais experiente e quero ajudar. Uma pessoa me perguntou: Você acredita que o prefeito Rogério Lins fará um mandato melhor que o primeiro? Eu falo para você que sim e o que depender do vereador Ribamar, ele vai fazer 100% melhor que o primeiro. Eu estarei a disposição para ajudar. Eu acredito na política que o Rogério faz, que é voltada à família, voltada para o povo. O que depender de mim, estarei aqui como soldado pelo avanço da nossa cidade. Vamos trabalhar por uma saúde e educação dignas, geração de empregos necessário para o nosso povo, esporte e lazer, saneamento e mobilidade dignos para nosso amado povo de Osasco. São dois poderes distintos, o legislativo e o executivo, cada um tem o seu modo de fazer as coisas, quando os dois andam juntos, o benefício é da cidade, o meu projeto e do prefeito Rogério Lins é pelo coletivo e não o particular, a nossa vontade é de trabalhar e fazer a cidade crescer. Quero deixar um legado, de um homem que passou na gestão pública e fez a diferença.

Por ter sido o mais votado, é normal que especulem uma eleição para deputado ou até prefeito, o que o senhor tem a dizer sobre isso?
Eu vou cuidar do nosso povo.

Participação Feminina
A participação feminina continua sendo levada a sério na Câmara. Tanto que Ribamar trabalhou para garantir a presença de uma mulher na composição da Mesa Diretora, durante as discussões para a eleição dos novos membros.
A presença feminina fica por conta da vereadora Pastora Cristiane Celegato (REP), que está no seu primeiro mandato.
Outra ação adotada pela Mesa Diretora foi garantir a continuidade dos trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher, que tem como procuradora a vereadora Ana Paula Rossi (PL).
Vale lembrar que o órgão foi reativado pela gestão Ribamar Silva em 2019, após um período de paralisação dos trabalhos em legislaturas anteriores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *