Residencial Guimarães Rosa receberá projeto-piloto de coleta seletiva em Osasco

Cidades Destaque

Condomínio localizado no Jardim Veloso foi escolhido para receber novo projeto e se tornar referência no município

O Residencial Guimarães Rosa B deve receber, no próximo mês de julho, um projeto de coleta seletiva com uma nova estratégia da prefeitura. A proposta consiste em focar os esforços nos condomínios da cidade, que vem se verticalizando de forma intensa nas últimas duas décadas. O objetivo, segundo a administração, é otimizar o serviço com a coleta em um número menor de pontos e a garantia da qualidade dos materiais separados no início do processo.

Localizado na Rua Santiago Rodilha, no Jardim Veloso, zona sul, o condomínio será objeto de estudos para aperfeiçoamento do novo sistema. O projeto será acompanhado por entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Osasco, SEBRAE-SP, Rotary Club, Universidade da Água, Rede Verde Sustentabilidade, dentre outros representantes da sociedade civil.

Segundo a Secretaria de Serviços e Obras (SSO), responsável pelo serviço, todo o material coletado será encaminhado às cooperativas de reciclagem instaladas no município, para fortalecer a geração de renda das famílias que vivem dessa atividade econômica. A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) é a encarregada de fazer a gestão junto às cooperativas, que também contam com o apoio da sociedade organizada.

O síndico do Residencial Guimarães Rosa B, Esequiel Gaspar Albano, também conhecido como “Goiano”, está otimista quanto à iniciativa. “Queremos fazer a nossa parte para melhorar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente. Tenho certeza que nossos moradores vão se engajar nesse projeto e tornar o Guimarães Rosa B uma referência em sustentabilidade”, afirmou Albano.

De acordo com Oscar Buturi, Diretor de Gestão de Resíduos da Secretaria de Serviços e Obras, o projeto no condomínio funcionará como uma espécie de laboratório. “Toda a operação envolve não apenas a coleta do material reciclável, mas um conjunto de ações que envolve conscientização ambiental dos moradores, comunicação e sinalização interna, interlocução com outros agentes informais de coleta (catadores), gravimetria dos resíduos, etc. Vamos iniciar a operação e aperfeiçoá-la para se tornar modelo, fazendo os ajustes necessários para replicá-la em outros condomínios”, explicou Buturi.

Para Waldyr Ribeiro Filho, Secretário de Serviços e Obras, a prefeitura tem pressa. “O prefeito Rogério Lins tem nos cobrado para avançar com este projeto. Recebemos um novo caminhão de coleta seletiva do Governo do Estado e estamos tomando todas as providências para colocá-lo em operação o mais rápido possível. Essa é uma prioridade para nós”, finalizou Ribeiro.  

7 thoughts on “Residencial Guimarães Rosa receberá projeto-piloto de coleta seletiva em Osasco

  1. Como tenho afirmado tudo que Deus projeta em nossas vidas tem efeitos bons, e trazem benefícios a todos que estão a nossa volta. E neste caso fomos presenteados por Deus ao qual nos apresentou a equipe do Sr. Oscar Buturi que nos ajudará em um projeto maravilhoso que abrange todo município de Osasco.

    Condominio GRB (Goiano Sindico)

    1. Espero o empenho na rua pernambucana no Conceição. O acumulo de lixo na rua é algo fantástico em dia de coleta, sao montanhas de lixo. Precisamos educar os moradores quanto a coleta de lixo descartavel. O futuro pertence aos nossos filhos e eles precisão viver com qualidade.

    2. Sou estudante de gestão ambiental, moradora em Itapevi, e gostaria, por favor, de conhecer melhor o projeto, a nível de conhecimento ou até colaborativo. É possível? Onde? Obrigada.

  2. Otima iniciativa!!!

    Sou moradora do Condomínio Guimarães Rosa, lado A, e sempre sugiro ao Síndico, a ideia de reciclar o lixo de todos os moradores, considerando que já faço a separação orgânico x reciclável dentro do meu apartamento.

  3. Boa tarde,
    Belo projeto.É possivel o Condominio Recanto das Rosas está recebendo o kit seletiva(baldes coloridos) para fazermos parte desse projeto?Rua Estrada das Rosas,450. Recanto das Rosas.(Condominio novo)

  4. A coleta seletiva nos coloca num degrau diferenciado na construção de uma sociedade desenvolvida. Parabéns a todas as pessoas que participam do projeto. Que essa ideia alcance mais e mais condomínios .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *