A partir da próxima semana, a Prefeitura de Osasco dá início a segunda fase do projeto de coleta seletiva em condomínios, ampliando a abrangência do serviço iniciado há dois meses.
E para o lançamento dessa segunda fase, a prefeitura realizará no próximo sábado, 17, ações de educação ambiental no Residencial Parque Eldorado, na Av. Sarah Veloso, zona sul. O objetivo principal, segundo a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), ligada à Secretaria de Serviços e Obras, é despertar a atenção e estimular os moradores a participarem ativamente do processo de coleta seletiva.
A atividade contará com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); Emprego, Trabalho e Renda (SETRE), e a própria Secretaria de Serviços e Obras (SSO).
Além do Parque Eldorado, que tem uma população próxima de 3 mil moradores, mais dois condomínios passarão a contar com o serviço a partir da próxima semana; o Residencial Terra Nova, no Jd. Bussocaba, e o Altino Residencial Clube, em Presidente Altino.
A síndica do Parque Eldorado, Sônia Fernandes, aguarda o início da operação com expectativa. “Desde que assumi a responsabilidade como síndica, venho alimentando esse desejo e amadurecendo a ideia. Foi grande a alegria ao receber a notícia que o Eldorado participaria do projeto. Aqui no residencial são 944 famílias e uma média de três mil moradores. Acredito que com incentivo e um trabalho de conscientização atingiremos um número cada vez maior de moradores fazendo a separação dos recicláveis de maneira correta, ajudando a gerar emprego para os catadores e contribuindo com o meio ambiente”, comentou Fernandes.
Segundo Oscar Buturi, arquiteto e Diretor Geral de Gestão de Resíduos, com esta segunda fase, a coleta seletiva em condomínios passará a atender cerca de 20 mil moradores. “No país, cerca de 68% dos municípios têm até 20 mil habitantes. Com essa nova etapa, o alcance do serviço equivale ao atendimento de muitas cidades brasileiras. A estratégia de atendimento dos condomínios otimiza a operação e gera melhores resultados, com ganhos efetivos de produtividade e qualidade dos materiais que chegam até as cooperativas de catadores conveniadas com a administração”, informou Buturi.
De acordo com o engenheiro e secretário de serviços e obras, Waldyr Ribeiro Filho, a prefeitura tem mantido conversas e entendimentos com representantes de vários condomínios interessados no projeto. “Desde o início da operação temos conversado com síndicos e conselheiros de condomínios, realizado vistorias e conhecido as instalações e estruturas de armazenamento e disposição para a coleta dos resíduos. Com as informações e a manifestação de interesse deles, planejamos as novas fases de ampliação do serviço. O prefeito RogérioLins abraçou a causa, tem apoiado e cobrado pela ampliação do projeto”, finalizou Ribeiro.
