Residencial Vida Nova receberá coleta seletiva em Osasco

Cidades Destaque

Condomínio do Jardim Piratininga possui cerca de 3 mil moradores e potencial de geração de recicláveis em torno de 1 tonelada por dia.

No próximo dia 05 de novembro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços e Obras, fará o lançamento da coleta seletiva de materiais recicláveis no Residencial Vida Nova, localizado no Jardim Piratininga, zona norte da cidade.

O condomínio é o nono empreendimento a formalizar parceria com a prefeitura para a coleta seletiva em condomínios, projeto que a administração lançou em julho deste ano com um caminhão recebido do Governo do Estado de São Paulo.

As tratativas entre a administração municipal e o condomínio tiveram início há pouco mais de dois meses, segundo o Diretor Geral de Gestão de Resíduos, o arquiteto Oscar Buturi. “Nosso primeiro encontro ocorreu com a presença da síndica e membros do conselho do Vida Nova. Eles nos procuraram interessados em conhecer os detalhes do projeto e, desde então, ocorreram várias conversas, vistorias e entendimentos para adaptação da infraestrutura e ajustes na operação”, comentou Buturi, que também destacou que todos os materiais coletados nos condomínios em parceria com a empresa EcoOsasco, são destinados às três cooperativas de catadores conveniadas com a prefeitura.

A síndica e moradora do Vida Nova, Kariny Brecht, demonstra expectativa com a iniciativa. “Estamos felizes com essa oportunidade de parceria com a prefeitura. Além de contribuir com a economia através da geração de emprego e renda, ainda reduz custos, valoriza o condomínio, minimiza os riscos de disseminação de doenças e garante o destino correto dos resíduos, de forma equilibrada e sustentável”, pontuou Brecht. 

De acordo com Persival Santi, secretário adjunto de serviços e obras, desde o início do projeto com os condomínios, houve um aumento em torno de 32% no volume de materiais recicláveis entregues às cooperativas. “Além do aumento no volume de materiais, há outros ganhos importantes, como a melhoria da qualidade dos recicláveis e eficiência na educação ambiental junto aos geradores, uma vez que é mais simples realizar a comunicação com a intermediação e apoio de síndicos e outras lideranças”, explicou Santi.   

Para o lançamento do projeto no dia 5 de novembro, estão previstas inúmeras ações, como a abordagem de moradores e distribuição de panfletos educativos, e apresentações circenses e esportivas. As atividades contarão com a parceria de outras secretarias, como Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Emprego, Trabalho e Renda; Cultura; e Esporte, Recreação e Lazer. O evento acontecerá no sábado, dia 5, das 9h às 13h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *