Restaurante de Alphaville comemora Dia do Gnocchi da fortuna

Capa Correio Gastronômico

No dia 29 de cada mês, tradicionalmente é o Dia do Gnocchi da fortuna. A comemoração, que remete a boa sorte, tem inspiração na lenda de São Pantaleão. Um certo dia 29, passando fome, ele bateu na porta de uma família humilde pedindo por alimentos. O andarilho teve a ajuda que necessitava e quando foi embora, cada membro da família encontrou uma quantia de dinheiro debaixo do prato. Desde então, este ficou conhecido como o dia do Gnocchi da sorte, que até hoje rende rituais e simpatias diversas no meio gastronômico.

No La Cucina Piemontese, o prato figura entre os mais pedidos do cardápio e ganhou uma comemoração especial. Todo dia 29, uma versão exclusiva é lançada e, seguindo a tradição de presentear quem come o gnocchi nesta data, os pedidos para esse prato são acompanhados de vouchers de 10% de desconto para serem utilizados em uma próxima visita ao restaurante.

Gostou da dica? Confira abaixo uma receita exclusiva assinada pelo chef Leandro Polack, do La Cucina Piemontese.

 

Gnocchi de molho branco e chips de Parma

Rendimento: 4 porções

Para a massa: 

500g batata cozida

50g queijo parmesão ralado

25g manteiga sem sal

De 100g a 125g de farinha de trigo

Uma pitada de sal

Para o molho:

1L de creme de leite fresco

500g xícara de queijo parmesão ralado + um pouco para gratinar

80g de presunto Parma

40ml de azeite trufado

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Com as batatas cozidas ainda mornas, esprema 3x no espremedor de batatas até que fiquem sem grumos. Adicione os demais ingredientes e 100g de farinha de trigo, e misture até que forme uma massa consistente. Se precisar, adicione mais farinha.

Polvilhe farinha de trigo em uma superfície lisa e vá formando os rolinhos de massa e cortando no formato do gnocchi.

Em um refratário que possa ir ao forno, coloque os gnocchis e, em outra assadeira, coloque o presunto Parma uma fatia ao lado da outra. Reserve.

Em uma panela, coloque o creme de leite, parmesão, sal, pimenta e azeite trufado. Deixe levantar fervura e, após isso, coloque o molho por cima do gnocchi. Polvilhe o restante do parmesão por cima.

Leve o gnocchi e o presunto Parma ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 minutos (o tempo irá depender do forno). Quando o gnocchi estiver dourado, tire do forno. Triture com as mãos ou com a ajuda de um processador o presunto parma e sirva por cima do gnocchi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *