O lançamento do livro Osasco jeito de ser arte e cultura, de autoria de Ricardo Aparecido Dias, Eduardo Rodrigues e Ruben Pignatari, ocorrerá neste sábado, 31 de agosto, a partir de 16 horas, no hall de Escola de Artes Cesar Antonio Salvi.
Esse livro é uma compilação de artigos, reportagens e entrevistas com artistas, produtores e gestores culturais osasquenses, algumas das quais registradas especialmente para o livro – tais como os ex-prefeitos e ex-secretários de cultura da cidade – e outras publicadas na imprensa local, desde 1958.
Os três autores, Ricardo Aparecido Dias, Eduardo Rodrigues e Ruben Pignatari têm grande vivência a respeito da vida artística e cultural da cidade, pois foram gestores culturais da Prefeitura de Osasco, em momentos distintos, e ainda atuam como produtores culturais na cidade, há mais de sessenta anos.
Estão citadas e comentadas no livro, com detalhes, atividades culturais que tiveram a iniciativa da Prefeitura de Osasco, tais como as quatro edições da Festa Popular da Música, bem como a trajetória de iniciativas da comunidade, tais como o Núcleo Expressão e a Vila dos Artistas.
O livro é, também, uma homenagem às empresas jornalísticas, aos jornalistas e repórteres fotográficos de Osasco, que sempre divulgaram, gratuitamente, as atividades culturais em nossa cidade.
Osasco jeito de ser arte e cultura, com capa criada e executada pelo artista gráfico Érico Birds, diagramação e edição feitas pela Editora Desconcertos, é um projeto contemplado pelo Edital 5, de 2023, da Lei Paulo Gustavo, e, por decisão dos seus autores, será entregue, gratuitamente, aos interessados que comparecerem ao lançamento, bem como, posteriormente, a representantes das entidades culturais nele citadas.