Sabesp apresenta Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos à Prefeitura de Osasco

Capa Cidades

A Sabesp recebeu a visita de secretários da Prefeitura de Osasco para conhecer o Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos (CERP), instalado na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Durante a visita, foram apresentados os materiais utilizados e detalhado o processo de reciclagem, além do maquinário utilizado para realização do serviço.

O secretário de Serviços e Obras de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, destacou a reciclagem e a qualidade do material. “Esse reaproveitamento é muito bom porque é um material nobre que normalmente é descartado em aterros. Você recicla através de um equipamento e, a partir daí, produz um material para execução das bases das valas onde a Sabesp e suas terceirizadas fazem o seu trabalho, com muito maior qualidade e maior resistência. Com isso, a gente tem uma qualidade melhor do serviço de tapa-vala da Sabesp.”

Ao final da visita, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Grossi, falou sobre a parceria e destacou que pretende utilizar o material nas pistas de caminhadas dos parques municipais de Osasco. “A parceria da Prefeitura de Osasco com a Sabesp está sendo feita em várias regiões da cidade. Como secretário do Meio Ambiente, pretendo firmar um acordo para que possamos, em todos os 13 parques da cidade, fazer todas as pistas de caminhada com esse material reciclado. Totalmente ecológico.” Destacou ainda que a nova tecnologia tende a substituir o modelo convencional. “Na minha opinião, daqui para a frente, não vai existir outro tipo de asfalto. Acredito que acharam o ideal.”

E o gerente da Unidade de Gerenciamento Regional Osasco da Sabesp, Paulo Levy, concluiu, dizendo que a visita foi uma importante oportunidade de ampliar tanto a parceria como o uso da nova tecnologia de reciclagem de pavimentos.  “Estamos felizes em trazer os secretários e suas equipes para conhecer o CERP e, principalmente, em ver que eles compactuam conosco do mesmo ideal, que é o de avançar com novas tecnologias e soluções sustentáveis. Foi uma oportunidade de melhorar ainda mais o relacionamento com a Prefeitura e de buscar maior uso dessa tecnologia, de forma sustentável, aplicando esse material em obras na cidade de Osasco, seja em serviços da Sabesp ou mesmo em conjunto com a Prefeitura.”

Participaram ainda do encontro o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento de Osasco, Josué Fraga; o superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho; o gerente do Departamento de Engenharia da Sabesp, Alessandro Paixão; além de Anselmo Caetano Peluso Moreira, gerente do Consórcio Reintegrar, contratado para implantação e execução dos serviços.

CERP

Implantado na Marginal Tietê, ao lado do Parque Orlando Villas-Boas, o Centro Ecológico de Reciclagem de Pavimentos (CERP) tem como objetivo reciclar resíduos de asfalto, guias, sarjetas e concretos, transformando em material de melhor qualidade que o original, denominado Resíduo de Construção Civil Espumado, o qual será utilizado na recomposição das valas após serviços da Sabesp. Um dos principais destaques da tecnologia importada da Alemanha é o fato desta reciclagem fornecer produto melhor que o material primário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *