São João, o Santo Festeiro que Abriu os Caminhos da Nossa Festa Junina

Alexandre Frassini Capa Colunistas

Chegou a vez de São João e conhecer a história desse Santo muito popular no mundo todo, principalmente na Europa é enriquecedor. Particularmente, dos 3 Santos Juninos é o que mais gosto. Principalmente porque era conhecido como o Santo Festeiro.

Pra começar vamos a sua origem. João era filho de Isabel que era prima de Maria mãe de Jesus. Ou seja, João tinha parentesco de sangue com Jesus. E eles tinham meses de diferença de idade e sem duvida foi o Santo mais próximo de Jesus. São João é conhecido como o Santo precursor, aquele que vai à frente de Jesus, prepara os caminhos e o anuncia ao povo. O fim da vida de João foi trágico. Ele foi preso a mando de Herodes Antipas, espécie de administrador da região. Salomé, filha de Herodes, posteriormente pediu que João Batista fosse decapitado.

Mas importância de São João vai além de parentesco e caminhos abertos. Foi João que batizou Jesus e peregrinou por diversas cidades, cativando pessoas a se batizarem. Foi ai que ganhou mais um nome e foi chamado de São João Batista. Isso mesmo querido leitor, Batista significa aquele que realiza o Batizado.

Pode-se dizer que sem São João não existiria a Festa Junina? Absolutamente sim e explico. A tradição católica na Europa era realizar uma festa em homenagem ao nascimento de São João, dia 24 de junho. Mas, como a maioria das datas religiosas, em dado momento a história conta que as questões religiosas se fundem com as comemorações pagãs. E visto por essa outra perspectiva, a data era comemorada para festejar o solstício de verão, ou seja, o fim do inverno e início da primavera na Europa, onde finalmente poderiam iniciar o cultivo. Os Portugueses trouxeram essas comemoração ao Brasil. Na Europa a festa era chamada Joanina, em homenagem a São João. Como acontecia em junho o brasileiro já adaptou para Festa Junina e deu no que deu.

Considerado o protetor dos casados e dos doentes, São João olha especialmente por aqueles que padecem das dores de cabeça e de garganta.

Histórias pitoresca desse Santo festeiro, peregrino e simbolo da nossa Cultura.

Que São João acenda a fogueira do nosso coração!!!

Viva São João!!!

Até a próxima gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *