Por: Giane Vieira
Nos dias 22 e 23/06, acontecerá a CONAFUT (Conferência Nacional do Futebol), das 09h às 18h, no Espaço FIT em São Paulo. O evento é a principal conferência nacional voltada para a indústria do futebol. Serão 20 horas de entretenimento com a presença de grandes clubes de futebol, reunindo palestras, painéis de debates e salas de negócios e networking.
O evento, que acontece desde 2017, reúne especialistas do setor em dois dias de debates sobre os temas mais relevantes do mundo da bola em todas as suas dimensões: técnica, gerencial e mercadológica.
Segundo a organização o Conafut tem como objetivo gerar debates e reflexões sobre os principais temas do futebol brasileiro; propagar as melhores práticas de gestão e cases do setor; promover o networking entre clubes, investidores, fornecedores e entidades reguladoras do futebol e contribuir para a profissionalização e desenvolvimento do esporte.
O evento também elege por votação grandes nomes em várias categorias no futebol tais como: Melhor CEO de Clube, Melhor Executivo Financeiro, Melhor Executivo de Futebol, Melhor Executivo de Marketing, Melhor Departamento de Futebol Feminino, Melhor Comissão Técnica e Melhor Departamento de Análise de Desempenho.
A eleição é realizada a partir de candidatos indicados pelo Conselho CONAFUT, mais Júri Técnico, mais Júri Business e funciona da seguinte forma: 70% de poder de voto para os júris dos especialistas; 20% de poder de voto para os participantes CONAFUT e 10% de poder de voto para júri popular.
Nas edições anteriores já foram premiados excelentes profissionais. Em 2019 os executivos flamenguistas foram premiados nas suas respectivas categorias Bruno Spinde, foi eleito o melhor executivo de futebol, enquanto Marcio Garotti levou o prêmio de melhor executivo financeiro. Além disso, o Rubro-Negro também venceu na categoria Melhor comissão técnica.
Já em 2021 Anderson Barros, do Fortaleza, por sua vez, foi eleito o melhor executivo de futebol, com 61% dos votos, superando Eduardo Freeland, do Botafogo, e Rodrigo Caetano, do Atlético-MG.
No mesmo ano o Corinthians ganhou o prêmio de melhor departamento de futebol feminino. A equipe recebeu 48% dos votos, levando a melhor sobre o rival Palmeiras e a equipe do Ferroviária. O timão repetiu a façanha em 2022.
As feras deste ano de 2023, já estão confirmadas, o grupo seleto reúne os debatedores, conselheiros e palestrantes: Ana Teresa Ratti (Vesta Gestão Esportiva), Cesar Grafietti (Convocados.net), Carlos Gomes (Sports Promotion), Cacau Batteto (Vib Stuttgort), Carlos Amodeo (Amodeo &Beck), Danielli Maiolini (Sports Lowyer), Denis Tassitano (SAP), Euler Victor (Gestor Esportivo), Evandro Figueira (Vice-presidente IMG), Fernando Trevisan (Trevisan), Guilherme Buso (Sports and Betting), Dr. José Manssur (Ministério da Fazenda), Lucas Benevides (THE 360), Mônica Esperdião (WFS), Marcel Figer (CEO), Rodrigo Capelo (o Globo), Rodolfo Kussarev (Convocados.net), Rodrigo Molina (THE 360), Pedro Weber (CEO), Pedro Henriques (Consultor Sênior), Roberta Negrini (VP de Inclusão e Diversidade) e Vinicius Lordello (Exame).
Também estão confirmados os ex goleiros Emerson Ferretti, que teve passagem pelo Grêmio, Flamengo, Bragantino, Juventude entre outros. E Fernando Prass que carimbou sua trajetória pelo Palmeiras, Grêmio, Curitiba, Vasco da Gama.
Um dos conselheiros e organizador do evento, Rodrigo Molina (THE 360), menciona que a proposta do Conafut “É discutir o mercado, entender quais são as demandas mais importantes e urgentes, os temas que hoje precisam ser aprofundados quanto a conhecimento, trazer luz para questões importantes da parte de negócio do nosso mercado. Então quando falamos de mercado, da indústria do futebol, tudo que tange a parte administrativa, gerencial, estratégica”.
Neste ano o que está mais em evidencia?
“Os temas que hoje são os mais quentes são Liga, vai sair a Liga, qual que é o modelo, a proposta, como vai ser isso? SAF, a gente vai entender se esse modelo SAF está promovendo algum tipo de transformação ou se ainda é muito cedo para enxergarmos alguns processos de amadurecimento deste modelo. Vamos falar sobre futebol feminino, estamos na eminência de uma Copa do Mundo, e têm diversas outras questões importantes, como diversidade, inclusão. Enfim, há uma pluralidade muito grande nos temas”.
Quais as expectativas para o evento o que o público pode esperar?
“É uma expectativa bastante grande que através das pessoas, os convidados e convidadas, os profissionais que hoje estão liderando atividades em clubes, federações e empresas que fazem parte desse ecossistema, nós vamos conseguir traçar um panorama muito fiel a realidade deste mercado e trazer alguns insights para clubes, para as federações, empresas e todo mundo que faz parte da indústria e de certa forma ditar algumas tendências o para o próximo ano. De uma forma geral, essas são as expectativas para quem está produzindo o Conafut”.
Para adquirir o ingresso basta acessar o site conafut.com.br, o primeiro lote está com 15% de desconto.
Tudo na vida tem início, meio e fim. As pessoas trocam de casa, carro, emprego e até país. Mas a paixão pelo futebol continuará intacta.
Giane Vieira, Nasceu em São Paulo, mas sempre morou em Osasco. Estudou em escola pública. Formada, MBA em Jornalismo Esportivo/ Ed. Física/ ADM e MKT Esportivo / Pilates/ Reabilitação Cardíaca e Grupos especiais. Atualmente trabalha na Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco a frente da Coordenação e Comunicação Esportiva. Neste ano 2023, está participando da assessoria do Conafut.