E lá vamos nós, querido leitor, encerrar essa trilogia dos Santos Juninos. Chegou a vez de São Pedro, o Apóstolo líder e aquele que tem a chave do Céu.
Pra começar essa história de devoção e fé, temos que falar de um pescador da Galiléia chamado Simão. Após um encontro com Jesus, recebeu o convite para segui-lo e ganhou um novo nome, Pedro. mas porque Pedro? Essa explicação é um tanto quanto pitoresca, querido leitor. Simão era muito temperamental, explosivo e de pouca fé. Quando aceitou a sua nova tarefa de vida, Jesus previu que dali em diante ele seria forte como uma rocha, como uma pedra, logo pedra em grego é Petrus, ou seja Pedro. “Pois eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” E sua tamanha devoção ao senhor, o fez o líder dos Apóstolo.
E São Pedro honrou mesmo os ensinamentos de Deus. Ao ser perseguido e preso no reinado de Nero e saber que seria crucificado pediu para que fosse de cabeça para baixo, pois segundo ele, não era digno de ser crucificado igual Jesus.
E Pedro foi o primeiro Papa da história e segundo consta está enterrado no próprio Vaticano e por isso a praça principal tem seu nome, São Pedro. Aliás em respeito ao seu nome, nunca houve um outro Papa Pedro. Ele é único. Outra curiosidade que pouca gente sabe é que todo Papa usa no dedo da mão esquerda o Anel do Pescador. Um anel em ouro que traz inscrito em alto-relevo o nome do Papa além da gravura de um homem lançando redes de pesca. O anel simboliza o poder supremo sobre a Igreja Católica e o desenho faz referência ao primeiro homem teve esse poder, aquele humilde pescador que iniciou sua vida no litoral da Galiléia. Por isso, São Pedro também é o Santo dos Pescadores.
E São Pedro ganhou a Chave do Céu, é o Guardião do Reino do Senhor. E por ter esse título acabou sendo também o Senhor da Chuva. Quem nunca associou seu nome as tempestades, não é mesmo? Segundo o dito popular, quando esta chovendo é que São Pedro esta lavando o Céu.
E você sabia que São Pedro é o Santos dos Viúvos e Viúvas? Pois é! Acredita-se que ele era viúvo pois não tem nenhuma passagem bíblica que fale de sua esposa, porém uma conta que Jesus curou a sua sogra. E por isso no dia 29 de junho, dia de São Pedro, a tradição diz que viúvos e viúvas devem acender fogueiras em frente a sua casa.
E assim encerro essa viagem!
Puxa vida, eu que não sou tão religioso assim mas gosto de pesquisar lendas, história e curiosidades fiquei muito feliz de ter essa oportunidade de contar um pouco dessa nossa tradição.
Espero que tenha gostado também meu querido leitor e se possível deixe um comentário.
E pra encerrar a frase de uma das frases que todo locutor de quadrilha Junina anuncia em homenagem a São Pedro.
“Olha a Chuva!!!! É mentira!!!
Até a próxima pessoal!!!