Um dos seguranças da ViaMobilidade envolvidos na morte de um homem na estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante, na região metropolitana de São Paulo, foi preso pela polícia nesta quarta-feira (4).
Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), o motoboy Jadson Vitor de Souza Pires morreu por asfixia mecânica após ser esganado por funcionários da concessionária responsável pela linha de trem. A vítima teria sido abordada após tentar pular a catraca da estação.
Imagens gravadas por passageiros que estavam no local mostram a vítima sendo arrastada pelos agentes. Câmeras de segurança da estação flagraram o momento em que Jadson é imobilizado pelos seguranças. Um deles ajoelhou sobre o pescoço da vítima, que perdeu a consciência.
Outras imagens do local mostram o momento em que os seguranças percebem que Jadson não estava respirando e tentam reanimá-lo.
Em depoimento, testemunhas afirmaram que a vítima tentou forçar a entrada na estação sem bilhete, aparentando estar sob efeito de entorpecentes e falando “coisas desconexas”.
A ViaMobilidade informou que afastou os agentes envolvidos na morte de Jadson “deu início a um processo de reciclagem de 100% do seu quadro de agentes e reforçará a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substâncias entorpecentes”.