Representantes de vários segmentos da sociedade participaram na manhã de sexta-feira, dia 1º de julho, de um Seminário sobre Esportes no auditório da Arena Barueri a convite do secretário de Esportes Tom Moisés. O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Esportes.
“O objetivo do Seminário sobre Esportes foi justamente dialogar e debater a importância do esporte para a sociedade e encontrarmos formas melhores para promover a educação por meio da prática esportiva, inclusão social, segurança, saúde preventiva e tantos outros atributos que o esporte proporciona para a sociedade”, revelou o secretário anfitrião.
Fizeram parte da mesa Daniel Amstalden, CEO do Infovital, portal de saúde integrativa; o professor Raphael da Rocha Rodrigues Ferreira, da Universidade Mackenzie; Carlos Roberto da Silva, o professor Carlinhos, titular da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD); Elaine Camargo, coordenadora de modalidades da Secretaria de Esportes; o professor Mauzler Paulinetti, secretário-executivo da Associação dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer da Região Metropolitana de São Paulo (Asemesp) e o atleta profissional de futsal Fernando Careca.
Amstalden esclareceu dados reveladores de que 80% das doenças que o ser humano adquire nos dias de hoje são resultantes de alimentação inadequada, tabagismo, noites mal dormidas, estresse e sedentarismo. Todas curáveis com mudança de hábitos alimentares e comportamentais, prática de exercícios e ingestão de suplementos alimentares.
A coordenadora de modalidades Elaine Camargo enalteceu a importância do esporte como ferramenta de inclusão e educação e enumerou os benefícios que os praticantes das 17 modalidades oferecidas em Barueri conseguem levar para toda a vida: respeito, disciplina, organização etc.
Raphael Ferreira lembrou que a universidade que representa adota um modelo bem sucedido que associa educação aos esportes e a importância da disponibilização dos resultados obtidos nas pesquisas para o combate ao sedentarismo, tão nocivo ao ser humano.
Mauzler Paulinetti citou a cadeia produtiva (indústria, comércio e serviços) que o esporte movimenta, a integração dos idosos e pessoas com deficiência ao consumo de artigos esportivos e também falou com orgulho da implantação de um curso de tecnologia em gestão do esporte na Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo).
Professor Carlinhos pôs em relevo todas as medidas em prol da inclusão das pessoas com deficiência, não só nos esportes como nos demais segmentos, e do resgate da autoestima que a movimentação acarreta. Ele elogiou o trabalho incansável do intérprete de Libras Joeder Amâncio da Silva, da SDPD.
O depoimento de Fernando Lopes Pereira, o Fernando Careca, goleiro de futsal formado em Barueri, foi um dos mais aplaudidos e arrancou elogios dos internautas. Ele sofre de alopecia, doença que faz com que todos os pelos do corpo caiam. Ele se iniciou no esporte para diminuir o bullying que sofria. Conseguiu se destacar em grandes clubes, chegou à seleção brasileira e conquistou diversos títulos nacionais e internacionais. “Nem sei o que seria de mim sem o esporte”, declarou.
O GCM José Moia foi convidado a dar um depoimento sobre o trabalho preventivo que a Guarda Civil Municipal de Barueri faz sobre o uso de entorpecentes por adolescentes. O evento foi encerrado por Miguel Machado, secretário executivo do SICED (Seminários Internacionais de Comércio, Exportação e Desenvolvimento Regional).