Servidor do Cejusc Osasco já arrecadou 10 toneladas de alimentos e produtos de higiene para pessoas carentes

Capa Cidades

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Osasco tem promovido campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade afetadas pela crise. É o projeto “Ação Social Amigos do Cejusc”, que tem como um de seus idealizadores e condutores o chefe de seção judiciário Wlademir Tolusso Junior.

O servidor está a poucos meses de completar 30 anos no Judiciário paulista. Recorda com alegria como surgiu a ideia do projeto, que recebeu apoio imediato dos colegas de trabalho.  “Uma conciliadora pediu indicação de entidades ou comunidades em Osasco, para destinar doações de kits de limpeza e higiene, que receberia de uma instituição. Porém, a doação não chegou à comunidade indicada, porque os kits acabaram rapidamente. Foi então que propus a arrecadação de donativos para uma ação pontual”, conta Wlademir.


Prontamente apoiada pelo juiz coordenador do Centro Judiciário, Mario Sérgio Leite, e pelos demais servidores, a iniciativa deu início a uma ação social que mobilizou não só o Cejusc, mas toda a família forense em favor da comunidade local, afetada pelo isolamento social. “A partir daí, formamos uma frente de trabalho, que despertou a solidariedade dos nossos mediadores e conciliadores, movimentando toda a equipe para a tarefa de montar kits de limpeza e higiene e cestas básicas”. Em apenas dois dias, a meta já havia sido alcançada e a primeira entrega ocorreu em uma comunidade na zona sul de Osasco.

Para ele, o engajamento do juiz Mario Sergio Leite foi primordial para o sucesso da empreitada, motivando os envolvidos e conquistando apoio de outras entidades. Para o magistrado, a atitude modesta do servidor e a solidariedade genuína de todos os envolvidos resultou em um projeto que já distribuiu mais de dez toneladas de alimentos e cerca de dois mil kits de limpeza e higiene pessoal, cobertores e toalhas.
O servidor vê com alegria e gratidão os resultados: “Alcançamos muitas pessoas, bairros, comunidades locais e até de fora, em um curto espaço de tempo, contando com a colaboração de entidades parceiras e pessoas amigas, que se empenharam nas campanhas. Meus agradecimentos ao nosso juiz, a todos os amigos e colegas que tornaram isso possível. É daí que veio a inspiração para o nome que escolhemos no início do projeto – Ação Social Amigos do Cejusc. Essa foi, certamente, a experiência mais marcante de minha carreira no Judiciário”, ressalta.


O trabalho social não para. Atualmente está em andamento a ação “Dia das Crianças com comidinha”. Os interessados podem doar R$35, que corresponde ao valor do “Kit da Alegria”, com leite em pó, achocolatado, bolachas, balas e pirulitos, entre outros produtos, que serão distribuídos às crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social entre os dias 9 e 12/10. “A campanha está apenas no começo, mas já garantimos 500 kits”, comemora Wlademir Tolusso Junior.

Interessados em doar podem contatar a equipe pelo WhatsApp (11) 36838950 ou pelo e-mail cejusc.osasco@tjsp.jus.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *