Siglas fortes

Colunistas Sem Mordaça

No portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há comprovação sobre os partidos, que mais elegeram candidatos no primeiro turno das eleições municipais deste ano em todo o Brasil. Esses sãos os dez primeiros: MDB 8.709 eleitos, PP 7.523, PSD 6.781, PSDB 5.264 e DEM 5.199, PL 4.147, PSB 3.498, PT 3.072, Republicanos 3.008 e PDT 2.036.

Tá na regra
Em todas as eleições acontece o mesmo, nem sempre os mais votados conseguem se eleger. Coisas da nossa legislação eleitoral. Em Osasco foram eleitos no último dia 15, vinte e um (21) vereadores, porém entre os 21 mais votados não se elegeram Délbio Teruel (DEM) com 3.103 votos (9º lugar), De Paula (PSDB), 2.602 votos (13º), Rodrigo Gansinho (PL), 2468 votos (16º), Pastor Edison Correia (Patriota), 2454 votos (17º) e Daniel Matias (PP), 2354 votos (20º).

Curiosidade

Entre os 21 vereadores eleitos em Osasco para o mandato de 2021 a 2024, o mais jovem é Emerson Marcio Vitalino (Emerson Osasco) da REDE com 35 anos e o com mais idade é José Carlos Ferreira Silva (Zé Carlos Santa Maria) do partido PATRIOTA com 64 anos.

Saudades
Neste ano figuras expressivas do meio político, social e empresarial de Osasco nos deixaram, entre os quais, o médico, ex-vereador e ex-prefeito Dr. Cury, o empresário e ex-vereador Orlando Antônio Lopes, a ex-vereadora de sete mandatos Maria Coluna e mais recentemente, o empresário e ex-vereador Sérgio Yamato. Os quatro já fazem parte da história da Cidade Trabalho.

Denúncia
De um leitor e morador no Conjunto dos Metalúrgicos, em Osasco: “Frequento o Parque Municipal Manoel Manzano há um bom tempo e gostaria de fazer esta denúncia ao jornal e às autoridades competentes da segurança pública de Osasco. Me revolta ver o consumo de entorpecentes e bebidas alcoólicas dentro do parque, um parque que deveria ser muito frequentado por famílias, é utilizado por usuários de drogas. Um dia fiquei no local das 12 às 14 horas e contei 6 grupinhos fazendo uso de maconha. O uso é tão na cara, que notei que há pontos específicos de consumo, com crianças convivendo com o cheiro forte da droga. Fui questionar um grupo e quase fui agredido. Se a situação é assim durante o dia, fico a imaginar no período noturno. Conversando com alguns frequentadores ouvi relatos de furtos a carros nas imediações do parque. Acredito que um policiamento preventivo acabaria com esse problema, o ideal seria uma viatura permanecer diariamente no local. Afinal o parque deve ser das crianças, idosos e famílias e não dos usuários de drogas”.

Primo pobre, primo rico
No ano de 1965 Carapicuiba virou município ao se emancipar de Barueri. E hoje as duas cidades apresentam disparidades visíveis, a começar, por exemplo, dos orçamentos das prefeituras para o próximo ano. Barueri com cerca de 277.000 habitantes terá um orçamento que prevê receita de 3,4 bilhões e Carapicuiba, com uma população de mais ou menos 401.000 pessoas, apresenta uma receita prevista de apenas 750 milhões.

Tempestade

Ainda não passou. Ela só começara a se dissipar com o início da vacinação em massa, prevista para os próximos meses. Com a redução de novos infectados e de mortes provocadas pelo Covid-19, muitos brasileiros deixaram de lado ou afrouxaram a prevenção, achando que a vida no país voltou ao normal. Ledo engano! O que aconteceu na Europa com a chegada da segunda onda da pandemia, pode estar acontecendo no Brasil. A vida é o bem mais precioso que temos, vamos manter a prevenção. Após o aumento do número de internações e casos de coronavírus no estado, o governo de São Paulo anunciou no último dia 19, que determinaria via decreto, que hospitais não desmontem leitos de Covid-19 e que não agendem cirurgias eletivas. O perigo continua…

Só pra saber

Tucanos questionam o interventor no diretório do PSDB de Osasco, Marco Vinholi, presidente estadual do partido, sobre qual ou quais foram os motivos do partido, que foi o maior vencedor na região Oeste da Grande São Paulo, com as eleições dos prefeitos em Barueri, Carapicuiba, Jandira e Santana de Parnaíba, não ter lançado candidato a prefeito de Osasco, já que havia no mínimo dois postulantes à disputa, vereador De Paula e o ex-vereador e médico, Dr. André Sacco?.

Cancelamento
Nesta quinta-feira, a Federação Paulista de Futebol tomou uma decisão. Pela primeira vez desde 1969, a já tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior não será realizada em 2021. A edição teria a participação de 128 times de todo o Brasil e com cerca de 3.000 atletas, mais centenas de profissionais de comissão técnica, arbitragem e organização das partidas. E o motivo é que não há condições de segurança para os atletas e para a população das cidades que abrigariam as partidas em virtude da pandemia da Covid-19.

Degola
Já se passaram 23 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, faltando 15 rodadas para o encerramento, quando os quatro clubes com as maiores pontuações subirão à elite do futebol brasileiro e os quatro com piores descerão à Série C de 2021. E sem que aconteça uma mudança drástica, ou seja, um grande milagre, o Oeste/Barueri caminha para o rebaixamento. Até agora coleciona apenas 11 pontos ganhos, com 2 vitórias, 5 empates e 16 derrotas, ocupando a lanterna entre os 20 clubes participantes da competição. Nesta sexta-feira, 27, às 19h15, o Oeste recepciona o América (MG), vice líder do campeonato na Arena Barueri.

Anistia

Em consideração as pessoas, que nesta pandemia tiveram dificuldades para pagar Impostos e taxas à municipalidade referente ao exercício de 2020, o prefeito Rogério Lins encaminhou ao legislativo para apreciação e votação, um projeto de lei de Anistia, ou seja, os débitos deste ano junto à prefeitura de Osasco poderão ser pagos até o final de 2021, sem o acréscimo de multas e juros.

Estamos de olho

Bancas de Jornais e Revistas em Osasco, segundo uma lei municipal, podem comercializar outros produtos mas a mesma legislação só permite, que os produtos não editoriais ocupem no máximo 40% do espaço físico de cada banca. Não é o que vimos na maioria delas, viraram praticamente lojas de conveniências e sem nenhum compromisso de comercializar jornais e revistas e muito menos, distribuir periódicos gratuitos. Muitas utilizam jornais gratuitos quando se propõe a recebê-los, para uma outra finalidade, vender como produto a PET. Fica a pergunta, cadê a fiscalização?

1 thought on “Siglas fortes

  1. Fazer o que?
    O PSDB não quis lançar o oftalmo Lindoso a prefeito?
    Dançou.
    Não tem nem prefeito, nem vice, nem vereador nos próximos 4 anos em Osasco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *