Sindicato de Osasco contabiliza 20 mortes nas fábricas por covid-19

Capa Cidades

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região já contabiliza a morte de, ao menos, 20 trabalhadores do setor na região pela covid-19, desde o início da pandemia. As informações foram coletadas por meio de informações passadas por empresas, colegas, amigos e familiares para a diretoria do Sindicato.

 

Das 20 mortes que ocorreram, 70% foram apenas neste ano. A primeira, que o Sindicato tomou conhecimento, aconteceu em 1º de Maio de 2020. A vítima foi a Edileusa Maria dos Santos (47 anos), da Ficosa. O motivo da morte foi confirmado por sua filha Michelle Freire. A última aconteceu nesta quinta-feira, 21, refere-se  José Francisco Marcelino (66 anos), cujo motivo foi confirmado pela Cinpal, onde trabalhava.

 

O presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, destaca que os dados podem estar subnotificados porque há dificuldades de informações nas empresas, que nem sempre comunicam o Sindicato. “Pedimos para que os trabalhadores compartilhem estas informações com o Sindicato. Além disso, orientamos que, àquele que for afastado pela doença, exija a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *