O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, participou na quinta-feira (13/11) da abertura oficial do Novembro Negro, realizada na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, no Paço Municipal. O evento também marcou a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) para o biênio 2025-2027.
A cerimônia reuniu autoridades e representantes da sociedade civil, como o secretário executivo de Promoção da Igualdade Racial, Paulinho Samba de Rua, o secretário de Planejamento e Gestão, Eder Máximo, a ex-presidente do Compir Vera Lopes, além da vereadora Stephane Rossi e membros da Coordenadoria de Direitos Humanos do Estado.
Durante o discurso, Gerson Pessoa destacou o compromisso da cidade com as políticas de promoção da igualdade racial e agradeceu aos que iniciaram e seguem atuando nas pautas de combate ao racismo. Ele também celebrou o legado de Vera Lopes, ícone do movimento negro local.
“Para mim é motivo de orgulho ser o primeiro prefeito negro da nossa cidade”, afirmou.
Emocionada, Vera ressaltou a importância da representatividade racial no governo municipal e reforçou o impacto das ações em defesa da comunidade negra.
O Compir conta com 24 representantes do Poder Público e 24 da sociedade civil, entre titulares e suplentes. A posse foi oficializada com a assinatura do prefeito no livro institucional.
Também estiveram presentes representantes do Sintrasp, Sesc Osasco, Afrouni, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e ACM.
A programação do Novembro Negro segue até o dia 2 de dezembro, com diversas atividades culturais, debates e ações de conscientização em toda a cidade.

