O fazer artístico na Cidade de Oz sempre foi e pelo jeito sempre será às duras penas. Não fosse o empenho, o desejo infindo de meia dúzia de artistas abnegados estaríamos na condição de moribundos insanos por falta da beleza de ver o mundo através das artes.
Mas… A Arte e Cultura acontece na Vila. E no seu caminhar encontrou um ponto ideal para a sua realização: Praça Jair Ongaro, nome importante no esporte de Osasco, que acolhe os construtores de uma Cidade melhor pra se viver, com dança, teatro, música, artesanato, gastronomia e vivências que se juntam para um festejo simbólico de como se agraciar e se encher de entusiasmo para um futuro sem dor, repleto de cores e brilho para os olhos e sonoridade para os ouvidos cansados das mesmices que se apresentam no dia a dia e noites que se findam às 23h59 no mundo de Oz.
Parece que foi ontem, quando ainda menino Erton Morais, o nosso Urso, Grande Urso, teve a ideia de criar o Movimento Trokaoslixo, e com ele a realização do Cultura na Vila, ocupando a Rua como espaço de lazer e cultura, no final de cada ano que passa, e trazendo para o convívio da comunidade e pessoas da região o encontro de artistas e arteiros para brindar numa Festa carregada de brincantes, e alimentando a alma daqueles que fazem a roda da cultura girar na contradança da vida que é bela, é só reparar nos olhos dos doidos e doidas que ali buscam energia para um amanhã mais feliz.
Alegria e Contentamento espalhou-se pela Praça que recebeu uma chuva benvinda para lavar a vida, limpeza necessária para que a mente alcance o infinito no seu mais longínquo teto, e reproduza porções de imaginação e criatividade para repartir com o povo ávido de arte e cultura, e assim os corações acelerados agradecem o exercício do pensamento, cultivando a esperança de que a sabedoria popular há de convocar todos para uma reflexão necessária e tornar habitual o encontro de gentes para cantar, festejar, amar e amar e amar.

Valeu, Cultura na Vila! Que fique o exemplo de como proliferar nos quatro cantos da Cidade o bem fazer artístico em nossa tão querida Cidade de Oz.
Ponto de Encontro que encontrou um ponto.
Que venham mais Pontos!
(Texto de Toninho Rodrigues, um dos maiores artistas da nossa região sobre o Cultura na Vila 2023, realizado no último final de semana).
Perfeito