Tandara Caixeta é candidata a deputada federal pelo MDB

Capa Política

A jogadora de Vôlei Tandara Caixeta é candidata a deputada federal pelo MDB, engana-se quem acha que a política é algo novo na vida da atleta, que já foi campeã olímpica e mundial pela seleção brasileira e ex- jogadora do Vôlei de Osasco. “ A Tandara faz política há algum tempo, através do Instituto Tandara Caixeta, nos últimos seis anos eu e o meu marido Cleber temos esse projeto. Queremos transformar vidas através do esporte”. O instituto trabalha com crianças e jovens de 6 a 18 anos. “Nós colocamos o esporte como meio para formar o cidadão. Temos atendimento psicológico e tudo mais, eu chego onde o governo ou a prefeitura não chega. Eu nasci em Brasília, berço da política, conversávamos muito sobre política, meus pais sempre apoiaram minha entrada nesta área. Através da política quero dar novas oportunidades às pessoas através do esporte.”
Tandara é moradora de Osasco há 12 anos. “Foi a cidade que eu abracei, eu me sinto bem, a qualidade de vida aqui é maravilhosa, eu aprendi a gostar de Osasco. Minha família inteira gosta daqui, sempre fui muito bem acolhida pelas pessoas em todos os lugares desta cidade”.
Ela entrou para o MDB e recebeu um convite para conversar com o prefeito de Osasco Rogério Lins. “O Rogério disse que tinha um projeto legal para mim e achei interessante, amadurecemos algumas ideias e resolvi conciliar a política com minha carreira, não vou parar de jogar, mas eu quero me doar ainda mais para a sociedade. O meu propósito é se dedicar às pessoas.” Tandara acredita que sua fama de atleta deve ajudar nesta disputa. “Eu costumo dizer que se eu fizer 80% do que fiz na quadra na política, eu serei muito forte. Eu quero me dedicar de corpo e alma para isso.” As bandeiras levantadas pela atleta estão ligadas ao esporte, terceiro setor e educação. “Eu luto pela obrigatoriedade da educação física nas escolas, hoje as escolas não valorizam as quadras, pode ver que muitas não tem mais esses espaços e se tem elas estão destruídas, quando recebem valores para reformas, eles usam na compra de equipamentos de informática, não existe mais incentivo para jogos escolares. Temos que potencializar nossas crianças no esporte.”
Quando questionada sobre como enfrentar mais esse desafio em sua vida? Tandara diz que gosta de ser desafiada. “Desde o início o preconceito com mulheres existe, a cada dia lutamos cada vez mais para mostrar nosso valor, eu sou movida a desafios. O meu desafio é mostrar meu lado de política e não o de atleta, eu quero uma oportunidade para fazer a diferença na vida das pessoas.”
A campanha da candidata do MDB será potencializada principalmente nas cidades da região oeste, como Osasco, Carapicuíba, Barueri, Cotia, Jandira, Itapevi e Santana de Parnaíba. Quando questionada sobre a opção pelo cargo de Deputado Federal, Tandara disse que foi uma escolha dela. “Nós estamos desenvolvendo, junto ao Instituto Tandara Caixeta, um trabalho em todo o Estado de São Paulo e quero levar para todo o país, ser deputada federal me dará uma visão macro.”

Saiba +

Tandara Alves Caixeta atuou como oposta da Seleção Brasileira de Vôlei. Ela foi considerada uma das atacantes com maior potência no Voleibol Mundial, conseguindo atingir em seus ataques mais de 105km/h. Ela tem um alcance no ataque de 3.05 m e quando bloqueia 2.97m. Disputou sua primeira Superliga em 2005, aos 16 anos, pela equipe Brasil Telecom, alcançando a 6ª posição na competição por duas temporadas. Na temporada 2007/2008, a jogadora foi contratada pela equipe Finasa/Osasco, no time paulista conquistou seu primeiro título – Campeonato Paulista 2007 – e foi vice-campeã da Superliga. Ela ganhou vários títulos pelo Osasco.
​Em 2011 foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira, conquistando o ouro no Pan-Americano de Guadalajara e tornando-se Campeã Olímpica em 2012, em Londres. Ganhou Montreux Volley Masters 2013 e 2017, Copa dos Campeões em 2013 e Grand Prix2011, 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *