Tendas de testes para Covid-19 de Barueri realizaram quase 9 mil exames

Cidades Destaque

Desde o final do mês de setembro, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realiza exames gratuitos para detecção de Covid-19 na população assintomática (que não apresenta sintomas do novo coronavírus).

Essa atenção é muito importante, pois mostra um panorama da população com relação à pandemia, além de encaminhar os casos positivos para isolamento e ao acompanhamento necessário, uma vez que assintomáticos também transmitem a doença.

As tendas onde os exames são coletados no sistema de drive-thru já atenderam, de setembro à metade de novembro, um total de 8.929 pessoas, sendo 2.268 em setembro, 4.663 em outubro e 1.998 até a metade de novembro.

O serviço será mantido até o dia 5 de dezembro para pessoas a partir de 18 anos de idade. O exame realizado é o RT-PCR, baseado em material colhido pelo nariz e a garganta. O resultado sai em até 72 horas e é disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do morador.

Mais de 15 mil testes rápidos realizados
De agosto até a metade de novembro já foram feitos 15.493 testes rápidos nos prontos-socorros de Barueri. Entre agosto e setembro foram 8.827 testes feitos; em outubro foram 5.343 e em novembro, até o momento, 1.323 testes.

Pacientes com sintomas de Covid-19 devem procurar um Pronto-Socorro ou uma UBS para atendimento. Esses casos são submetidos ao teste rápido, que utiliza uma pequena gosta de sangue e cujo resultado sai em cerca de 15 minutos.

Agendamento para assintomáticos
O agendamento do exame para assintomáticos pode ser feito via APP Saúde Barueri, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos para celulares Android e IOS, pelo Portal da Prefeitura (www.portal.barueri.sp.gov.br) e pelo call center, mas este recurso está disponível apenas para pessoas com mais de 60 anos. O número é (11) 4349-0600.

É preciso ter o cadastro completo e atualizado em alguma UBS do município para conseguir fazer o agendamento. Quem não tiver pode realizá-lo no Ganha Tempo, cujo atendimento está sendo realizado mediante hora marcada (acesse www.barueri.sp.gov.br/ganhatempo ou pelo e-mail gt.cartaosus@barueri.sp.gov.br para agendar o cadastro).

A coleta está sendo realizada no estacionamento do Ginásio de Esportes José Correa (av. Guilherme P. Guglielmo, 1000, Bethaville).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *