Terminal do Centro de Barueri passa por reformas

Cidades Destaque

Todos os dias o morador de Barueri Marcelo José da Silva, de 46 anos, usa o Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, localizado no Centro da cidade. Por isso mesmo ele reconhece a importância das obras que estão sendo realizadas em todo o calçamento do local, além de outras melhorias que, segundo ele, representam mais conforto e segurança a todos.

“Realmente estava precisando dessa reforma. Ela traz facilidade, principalmente para a mobilidade, as pessoas não se machucam. As calçadas estão perfeitas, porque com buracos é perigoso se machucar. É mais segurança para todos. Eu acredito que essa é uma melhoria bem feita mesmo. Que bom que está sendo assim”, elogia o munícipe.

Assim como Marcelo, outras 20 mil pessoas, em média, utilizam o terminal diariamente. Antes da pandemia o fluxo era ainda maior, chegando a até 30 mil pessoas por dia.

Conforto e acessibilidade                                        
As melhorias no Terminal estão sendo feitas pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM), que iniciou a reforma há cerca de duas semanas.

Estão sendo refeitas todas as calçadas, não apenas das três faixas que compõem o Terminal, mas de todo o entorno. No lugar dos antigos bloquetes, que já apresentavam desníveis e buracos, está sendo feita uma concretagem lisa e perfeita que receberá pintura no final. Essa, inclusive, inclui toda a sinalização e, obviamente, as rampas, que ficarão ainda mais acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Os gradis que separam as faixas também serão reformados e pintados e os bancos de concreto serão trocados por outros de madeira, mais confortáveis e aconchegantes. A iluminação também é nova e mais eficiente, já que agora é toda com lâmpadas de led.

Como o movimento no local é intenso e não tem como parar, a reforma está sendo feita por etapas, de modo que não atrapalhe o fluxo dos ônibus e nem ameace a segurança dos usuários. Para acelerar, está sendo empregado um concreto usinado que seca em apenas seis horas.

Interligando a cidade
Construído em 1992, o Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini desempenha um papel muito importante para interligar a cidade. Central, recebe todas as linhas municipais de ônibus, além de duas linhas intermunicipais. Com uma localização estratégica, fica de frente à estação de trens de Barueri, da CPTM, oferecendo fácil integração a quem utiliza os dois tipos de transporte coletivo.

6 thoughts on “Terminal do Centro de Barueri passa por reformas

  1. Só falta uma empresa de ônibus descente na cidade pq o transporte na nossa cidade vai de mal a pior sorte nossa que tem os Uber para salvar

  2. Já estava na hora as bocas de lobos estavam exalando um mau cheiro terrível, as calçadas horrível.

  3. Seria possível uma proibição de fumar embaixo da cobertura do terminal é horrível termos que inalar fumaça,e ainda mais num local,onde tem crianças,idosos,gestantes.

  4. Eu levei um tombo terrível,aí no terminal indo para o meu trabalho,precisei de atendimento médico,e sinto muita dor nas costas agora, realmente precisa melhorar a situação do terminal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *