Hoje inicio a minha coluna comentando a falta de ética e respeito de William Bonner no Up Front 2026 da Globo no último dia 13, quando fez piadas sobre a programação da Band. Os comentários depreciativos contra a concorrente pegaram muito mal e a diretoria executiva da Globo não gostou nada do que viu.
O fato aconteceu na apresentação da nova programação de 2026 que a emissora carioca apresentou. Essa atitude, se quem se acha o dono da verdade (William Bonner), renderam um pedido de desculpas por parte de Paulo Marinho, presidente da TV Globo. O executivo falou por telefone com Cláudio Giordani, CEO da Band, na última terça-feira , dia 14.
Na oportunidade Notícias da TV apurou que os ataques da Globo no lançamento da sua programação para 2026, teve uma repercussão negativa na cúpula da emissora, até porque a família Marinho tem historicamente um bom relacionamento com os Saad, donos da Band, e com isso o principal executivo da Globo foi escalado para pedir desculpas.
A Globo já havia se pronunciado publicamente após as críticas sobre as provocações com a concorrência no UpFront. Em nota publicada no perfil oficial Globo Ads no instagram, afirmou que fazer comparações não significaria o desmerecimento de outros profissionais e que a falta de ética não compactua com a linha de conduta da emissora.
O evento da Globo, foi voltado para anunciantes e agências de publicidade, onde na oportunidade a Band foi alvo de uma fala irônica de William Bonner ao anunciar a volta da Fórmula 1 à Globo, dizendo: “No ano que vem a Fórmula 1 está na Globo e vocês sabem o que é Fórmula 1 ainda né” , desmerecendo a Band que tem os direitos de transmissão até dezembro deste ano.
Na continuidade da falta de respeito e ética, a Band ainda levou uma alfinetada da Chef Renata Vanzetto, ao anunciar a segunda temporada do reality culinário “Chef de Alto Nível”, ao lado de Ana Maria Braga, Renata afirmou: Um episódio nosso, deu mais audiência do que todas as temporadas do “Masterchef” juntas uma fala imbecil que não precisava ser dita.
Porém, depois dessa atitude anti ética, Renata Vanzetto se defendeu nas redes sociais e explicou que a fala fazia parte de um roteiro preparado previamente pela TV Globo, afirmando que essa não era sua opinião, o que foi desmentido pelo pedido de desculpas do CEO da emissora, Paulo Marinho.
Para a coluna, essas afirmações foram vistas como um verdadeiro tiro no pé, uma entrega de recibo como noticiou Notícias da TV, que acabaram repercutindo mais do que as atrações anunciadas, mostrando que a falta de uma revisão criteriosa nas falas por parte dos executivos da Globo, que deveriam saber que não ´é só liderar uma programação, mas sim ter respeito e ética pelos concorrentes que além de gerarem empregos fazem parte de uma disputa sadia, até porque liderar uma programação só é válida se tiver respeito e ética pelos concorrentes, fato esse que não acontece com a TV Globo.
Frase Final: Quando a inteligência prevalece, os resultados complementam os objetivos.

