Iniciado em dezembro de 2017, o Projeto Faixa Limpa, que vem sendo desenvolvido pelo
Instituto GEA junto às 54 comunidades existentes ao longo da Faixa Obati, da Transpetro, visa promover a Educação Ambiental da população, de forma a aumentar a preservação do terreno da Faixa, garantindo a segurança de quem mora no seu entorno.
O Projeto Faixa Limpa, desenvolvido pela ONG Instituto GEA, visa integrar o terreno das Faixas de Dutos da Transpetro às comunidades situadas ao longo da Faixa Obati, que vai de Barueri a São Bernardo do Campo, gerando melhorias ambientais e criando oportunidades de renda.
A ideia é permitir o uso monitorado do terreno pelos moradores, com a instalação de hortas
comunitárias e áreas de lazer, integrando o espaço às comunidades. Além disso, serão criadas oportunidades de renda no Jardim Aliança em Osasco, a partir do uso do terreno ou nas proximidades da Faixa de Dutos.
Em 2018, as ações de educação ambiental do Projeto Faixa Limpa impactaram mais de 37.000 pessoas diretamente e aproximadamente 40.000 indiretamente.
Foram realizados cursos de sustentabilidade para os professores da Rede Pública de Ensino em Osasco e São Paulo, treinamentos ambientais para Agentes Comunitários de Saúde, mutirões de limpeza, sessões de cinema nas escolas e divulgação do canal 168 da Transpetro para segurança da população, além de eventos educativos.