A circulação dos trens da Linha 8-Diamante passou a ser realizada em via única na manhã deste domingo (21), desde perto das 9h, entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingos de Moraes após um vagão do trem que circulava sentido Júlio Prestes descarrilar. Ninguém ficou ferido.
A situação foi normalizada por volta de 15h15.
O passageiro Pedro Jens, que estava no trem, relatou ao g1 que o veículo estava andando em uma velocidade baixa, quando ouviu-se um barulho forte, e o vagão em que ele estava, o último, começou a balançar muito.
“O trem parou e, no lado de fora, vimos dois guardas da estação. Tinha um homem sentado próximo à linha férrea, a princípio achávamos que esse homem sentado teria feito alguma coisa de propósito para o trem descarrilar. Ficamos 30 minutos parados dentro do trem e não veio nenhum funcionário para orientar sobre o que tinha acontecido. Passado esse tempo, vieram alguns funcionários da ViaMobilidade orientando os passageiros a descer do trem e seguir a pé para a estação Vila Leopoldina”, afirmou.
Em nota, a ViaMobilidade informou ocorreu o “descarrilamento de um conjunto de rodas no último carro de um trem que circulava sentido Júlio Prestes. A ocorrência começou quando o trem precisou parar para que agentes de segurança pudessem resgatar uma pessoa que estaria jogando pedras na via. A falha operacional ocorreu no momento em que o trem retomava a viagem”.
Ainda segundo a concessionária, após o ocorrido, “o trem foi esvaziado e os passageiros conduzidos de forma segura por nossos agentes até a plataforma da estação Imperatriz Leopoldina, de onde puderam seguir viagem. A causa da falha no trem segue sendo investigada pelas equipes de manutenção, operação e engenharia”.