A Campanha Dezembro Vermelho, tem a finalidade de gerar uma mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Este início de campanha está marcado pelo trabalho de conscientização e testagem da população contra o HIV e Sífilis. O trabalho de conscientização sobre a importância de se testar contra a a partir de peças publicitárias e rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde.
A testagem contra o HIV e Sífilis está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que está localizado na Rua Rua Salomão Barjud, 250 no Centro de Jandira.
O Ministério da Saúde informa que: “O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.”
A “prevenção combinada” não está associada apenas ao uso exclusivo de preservativos, pois há outras medidas de prevenção importantes e complementares para prevenir o risco da infecção pelo HIV:
- Usar preservativos;
- Imunizar-se para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV;
- Discutir com o(a) parceiro(a) sobre a testagem para HIV e outras ISTs;
- Testar-se regularmente para HIV e outras ISTs;
- Tratar todas as pessoas vivendo com HIV;
- Realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado;
- Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado;