Uma cega em um show de Pop Punk, será que deu certo?

Capa Geral

Antes de qualquer coisa devemos lembrar que todos gostam de diversão, sendo deficiente ou não, e não deveria ser uma surpresa um deficiente ir em um show.
Havendo acessibilidade e tornando isso possível também gostamos de shows, teatros e baladas.

Em shows para que isso se torne ainda mais acessível, temos um espaço chamado de setor PCD. Você sabe o que significa essa sigla? Pessoa com Deficiência.

No último dia 12 de março estive no show organizado pela T4F, no Clube Esportivo Tietê da banda internacional Paramore.


Vamos pensar com empatia se imaginando como cego, cadeirante, pessoa com problema de mobilidade ou nanismo. Onde é melhor montar essa área: Pense você cadeirante ou com nanismo com milhares de pessoas a sua frente ou até mesmo a acústica para um cego. Geralmente essa área para PCDs fica entre a pista premium e a pista comum, proporcionando a todos uma visão do palco e acústica. Onde devemos lembrar de alguns fatores como o acesso para chegar, tem como a cadeira passar ou girar? As rampas inclinadas demais são um problema.

Como realizar uma logística para diferentes tipos de PCDs?


Assim que chegamos, cada PCD tem direito a um acompanhante que junto cada um paga meia entrada, um funcionário nos direcionou até um bombeiro, pelo caminho passei por muitas placas de madeira tampando buracos, chegando uma bombeira se apresentou como responsável pelo setor, nos explicou que deveríamos ficar sentadas no início do show, pois nem todos ali tinham possibilidade de ficar em pé.
Sentamos mais ao fundo, pensando na possibilidade de levantar ao inicio do show, o que aconteceu de fato com consenso de todos os que queriam assistir em pé, eu era uma delas, o fato de assistir uma banda de pop punk sentada me pareceu estranho.

#ParaTodosVerem Público PCD sentado acompanhando show de uma banda pop punk em um palco

Troca-troca de lugares deixando a bombeira de cabelo em pé, que a todo momento verificava o bem estar e a segurança de todos. Foi sensacional! Observei que a acústica na frente é muito melhor, no fundo sempre acabo virando o corpo na direção das caixas de som e não para o palco, rs.

Banheiro químico para cadeirantes, achei bem bacana. Essa é a visão de uma pessoa cega, somente um cadeirante poderá responder se isso é suficiente para eles ou não.

Amo hardcore, punk rock e pop punk e gosto que seja possível eu frequentar esses ambientes.

TUDO É POSSIVEL DESDE QUE A ACESSIBILIDADE PROPORCIONE ISSO.


Ainda vou trazer inúmeros eventos legais que uma pessoa PCD frequenta normalmente desde que haja acessibilidade.

1 thought on “Uma cega em um show de Pop Punk, será que deu certo?

  1. Eu sabia sobre esse espaço para pcd, mas infelizmente nunca fui a um show nesse espaço. As vezes que fui para show depois de cego, foi com mais de 3 amigos. Iria ser chato ter que escolher um para me acompanhar no espaço, então fui de pista mesmo. Mas esse ano eu fui no show do Angra que teve aqui em Mogi das Cruzes e foi curioso. Peguei pista, mesmo sozinho, a casa era pequena e não tinha esse espaço para pcd, então fui de pista. Mas teve um momento que um cara me notou e perguntou se eu queria ficar em um lugar sentado, aceitei, e quando percebi, tava no camarote com sofá de couro e tudo mais. KK
    Essas experiências são legais. Valeu por compartilhar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *