Unidades prisionais de Osasco realizaram mais de 3400 atendimentos durante as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade

Capa Cidades

A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio das Coordenadorias de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) realizou, no mês de maio, novas edições da Jornada de Cidadania e Empregabilidade nas unidades prisionais de Osasco, oferecendo mais de 3.470 assistências em diferentes áreas de serviços.

Os eventos ocorreram nos Centros de Detenção Provisória I “Éderson Vieira de Jesus” e II “ASP Vanda Rita Brito do Rego”, ambos de Osasco. Após mais de dois anos sem realização devido à pandemia, as Jornadas estão sendo retomadas com força total em todo o Estado de São Paulo.

O objetivo do projeto é oferecer aos reeducandos do sistema penitenciário paulista um conjunto de serviços essenciais, com ações que fornecem importantes ferramentas na retomada da vida em liberdade.

Entre os serviços oferecidos nas unidades prisionais de Osasco foi dada grande atenção à regularização e emissão de documentos, como RG, CPF, certidões e título de eleitor, além de assistências na área de saúde, com testes rápidos de HIV e Sífilis, orientações de saúde e vacinação dos reclusos contra gripe Influenza e Covid-19. Nos dois CDPs, foram mais de 3.470 atendimentos prestados.

Para o pleno desenvolvimento de todas as ações propostas, as unidades contaram com o apoio de parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Universal dos Presídios (UNP), da Defensoria Pública, entre outros. O trabalho desenvolvido pelo corpo funcional também é essencial para assistências adequadas ao público-alvo do evento.

Sobre as Jornadas de Cidadania e Empregabilidade

O evento possibilita que em um único dia o reeducando consiga, por exemplo, regularizar seus documentos, receber informações processuais e ainda passar por oficinas, palestras e dinâmicas especialmente elaboradas para sua reintegração social.

A SAP estabelece que todas as unidades prisionais do estado de São Paulo devem oferecer ações de reintegração social aos reeducandos por meio das Jornadas. Mais de dois milhões e meio de atendimentos já foram realizados desde a criação das Jornadas de Cidadania e Empregabilidade, em 2016.

A Jornada é uma realização do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC, e do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate), da Coremetro, e conta com importantes parceiros, como a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), a Secretaria da Segurança Pública, o Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” (IIRGD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *