Os funcionários da Vigilância Sanitária de Osasco que fica na rua São Luiz, 48, no Centro tiveram uma péssima notícia na manhã desta terça, 28, tudo porque durante a madrugada vândalos entraram no prédio e furtaram toda a fiação do local.
Equipamentos, eletrodomésticos como geladeira, ar condicionado e computadores ficaram intactos, os vândalos foram apenas atrás dos fios. No mercado paralelo, esse tipo de material tem um valor considerável.
A reportagem do Correio Paulista esteve no local e constatou um clima de tristeza por parte dos funcionários. Atualmente os processos da Vigilância são todos feitos de forma digital, deste modo, o trabalho será integralmente afetado.
A Polícia Científica está no local em busca de pistas para começar as investigações. A secretaria de Obras da prefeitura já está prestando auxílio para a retomada dos serviços o mais breve possível. Mesmo a assim, a Vigilância Sanitária deve ficar inoperante nos próximos dias até que a fiação dos equipamentos sejam restauradas.
A falta deste serviço na cidade deve afetar centenas de pessoas por este motivo, é necessário ter paciência caso você precise dos serviços do departamento, entre em contato com o local antes de ir até a rua São Luiz.
Serviços realizados
Fiscalização em estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde;
Fiscalização em meio ambiente / áreas contaminadas
Fiscalização em ambiente de trabalho (saúde do trabalhador) acidentes graves e fatais
Pró Água (monitoramento da água)
Colheita de Amostra
Fiscalização: (riscos institucionais) como creches, escolas, clubes, hotéis, motéis, salão de beleza, clínicas de estéticas e saunas.
Conceder Licença de Funcionamento inicial / Renovação ou Cadastro para os estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde
Conceder Licença de Funcionamento ou Renovação para os serviços de Tanatopraxia
Conceder Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES)Inutilização de medicamentos sujeitos a controle especial (psicotrópicos)
Monitorar a qualidade de alimentos e produtos; e a água para consumo humano e a água utilizada em serviços de diálise
Realizar liberação e fornecimento de sequências numéricas para confecção de talonários azul (receituário B e B²) e liberação de talonários amarela (receituário A)
Atendimento a denúncias enviadas da Central 156, atendimento ao Ministério Público, à Ouvidoria Geral do Município e aos demais órgãos como o CVSSP Centro de Vigilância Sanitária, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e atender as demandas vindas doGVS-X – (antiga DIR V)
Capacitação interna / externa e educação à saúde.
Que triste. Alguns prejudicam a própria família, já que todos necessitam deste serviço, direta ou indiretamente!!!
Que perda, para poucos ganhos de alguns!!!