Várias regiões do Estado podem migrar para a Fase Verde do Plano São Paulo

Cidades Destaque

Em coletiva de imprensa hoje (28), no Palácio dos Bandeirantes, o Governador João Doria e sua equipe de secretários anunciaram redução de 16% nos óbitos em relação à semana anterior. Nas internações, a redução da semana passada para esta foi de 11%. Esta foi a décima semana seguida de redução do número de internações. O índice de casos de Covid-19 diminuiu em 4%. Os números mostram consistente tendência de queda da intensidade da pandemia no estado. 

Do mesmo modo, SP atingiu hoje a menor taxa de ocupação de leitos de UTI em toda a pandemia, com 44,7%. O estado tem hoje 3.900 pacientes internados em UTI e 4700 em enfermarias. Casos recuperados da doença atingem hoje 839 mil, com 107 mil altas hospitalares. 

Segundo o secretário Marco Vinholi, “nenhuma região do estado tem taxa superior a 70% de ocupação de leitos. Deste modo, todas as regiões estão no índice verde no que se refere à capacidade hospitalar. Tivemos quedas importantes no número de caos, com redução de 14%. Queda igualmente em internações, de 11%”, afirmou Vinholi. 

“O Plano SP foi correto em fazer uma abordagem heterogênea das regiões do estado. O interior ainda apresenta uma queda mais leve nestes indicadores se comparado com a Capital e a Grande SP. O interior tem hoje 52,4% do total de caos de Covid no estado.” 

Outra boa notícia dada pelo titular da Pasta de Desenvolvimento Regional é que o Estado de SP já tem uma média inferior a 40 internações para grupo de cem mil habitantes. “Este número é o que delimita a passagem das regiões para a fase verde do Plano SP. Os índices constatados hoje são muito bons”, conclui Vinholi. 

Para o secretário, houve evolução na situação de diversas regiões do estado no que diz respeito aos indicadores de internações e óbitos, com possibilidade de migração para fase verde. A média do estado têm apontado esta melhora, os indicadores são positivos em várias regiões, sendo que 14 regiões exibem bons índices em internações e outras dez mostram número de óbitos em queda. 

Além do governador Doria e do secretário Vinholi, participaram da coletiva de hoje a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o Secretário-Executivo de Saúde, Eduardo Ribeiro, o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina, e o coordenador-executivo, João Gabbardo. 

“Estes bons indicadores”, finalizou o Governador, “fortalecem-nos no combate ao coronavírus, mas, como sempre, sem baixar a guarda. Precisamos manter os cuidados fundamentais e a orientação à população para o uso de máscaras em qualquer circunstância, o distanciamento social e a lavagem de mãos e uso do álcool em gel.” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *