Vinicius Sousa da Silva nasceu há quase 17 anos (14/10/2005) na Capital paulista e se mudou para Barueri em 2016. Ao passar muitas vezes pela pista de atletismo do antigo Ginásio do Jardim Silveira, o morador do Parque dos Camargos gostou do que viu.
“Já tinha tentado jogar basquete, vôlei e handebol, mas me dei melhor no atletismo”, revela ele. “Na primeira prova oficial que disputei em São Bernardo do Campo já conseguiu um pódio. Isto me animou”, complementa ele.
Ele passou a conquistar algumas medalhas em competições para iniciantes, conseguiu índices para subir no ranking da CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e foi para Aracaju (SE) disputar uma seletiva, em março deste ano, que poderia classificá-lo para a Gymnasiade da França.
Na 5ª Copa Futuro de Atletismo, competição promovida pela Federação Paulista de Atletismo em 13 e 14 de agosto deste ano, em Praia Grande, Vinícius conseguiu dois resultados mais do que expressivos: ouro nos 800m e nos 1.500m rasos.
Os dois pódios lhe garantiram a classificação para o Campeonato Brasileiro Sub-18 na semana seguinte na pista da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), em Bragança Paulista. Naquele torneio, que reuniu talentos mais expressivos, ele conseguiu chegar às finais das duas modalidades.
Na sexta-feira, dia 19, o atleta do Barueri Esporte Forte ficou em segundo lugar nos 1.500 m com o tempo de 4 min 14seg. No sábado, venceu a semifinal dos 800 m rasos e garantiu vaga na final, no domingo. Mesmo com uma temperatura baixa (12° C) ele ficou em sexto lugar com o tempo de 1min 58seg 55, sua melhor marca.
“O Vinicius é um atleta muito aplicado e tem evoluído. Quando estivermos treinando em melhores condições na pista de atletismo do Complexo Esportivo do Jardim Silveira, tenho a convicção de que ele conseguirá resultados ainda mais expressivos”, conta Rogério Pereira do Carmo, seu técnico.
Clóvis Pereira Estevam, educador físico, também acompanha o atleta desde o início: “o Vinicius tem evoluído bem. Treinou forte e conseguiu uma medalha no Campeonato Brasileiro. Acredito que poderá se dar bem na próxima São Silveira e também na Copa Brasil de Cross Country em fevereiro ou março de 2023”, prevê.
O atleta
Vinicius cursa o segundo ano do ensino médio pela manhã na Escola Jardim Maria Helena. Ainda não definiu a carreira que quer seguir, mas pensa em algo ligado à Educação Física. Treina às tardes de segunda a sexta-feira na Área de Lazer do Jardim Audir e aos sábados perto de sua casa.
“Tem que treinar muito pra conseguir alguma coisa”, afirma ele. Suas referências no atletismo são Usain Bolt e Alison dos Santos, o “Piu”. “Aqui em Barueri, gosto muito do Anderson Teles da Silva e do Afonso Gonçalves de Oliveira (ambos da equipe Live 4 Run)”, complementa.