Com o intuito de mobilizar organizações do poder público e privado, além da população local, a pensar e trazer soluções para o descarte e/ou aproveitamento do lixo, a cidade de Osasco promoverá, entre os dias 18 e 27/10, a Primeira Semana Lixo Zero. Para conscientizar os osasquenses sobre a necessidade urgente de tornar o município “lixo zero”, inúmeras ações estão programadas, como por exemplo, exibição de filmes, mutirão de limpeza, oficinas de educação ambiental, entre outras.
O evento tem a organização do Instituto Lixo Zero Brasil, entidade civil, sem fins lucrativos, que faz parte do Zero Waste International Alliance. O instituto, fundado em 2010, tem o objetivo de disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização em empresas para alertar acerca da importância de certificação, reestruturação e controle do lixo produzido.
Para se ter uma ideia, na sua mais recente edição, a Semana Lixo Zero mobilizou dois países e quatro estados, com onze cidades participantes. Foram mais de 400 ações realizadas: fóruns, congressos, exposições, cursos, etc. Estiveram presentes, em 2018, mais de 22 mil pessoas que tinham como propósito estudar a viabilidade de uma sociedade lixo zero. Em 2019, a Semana Lixo Zero será instituída em mais de 60 municípios, distribuídos em três países: Brasil, Moçambique e Portugal.
Mais informações acerca das ações que serão promovidas e outros detalhes relativos ao evento, podem ser obtidos na página do Facebook: @SemanaLixoZeroOsasco, ou no Instagram: @semana_lixo_zero_osasco.