Osasco: de mãos dadas, unidos, mil sonhos

Cidades Destaque

É assim que começa o hino da cidade de Osasco “De mãos dadas, unidos, mil sonhos” e são os sonhos de mais de 700 mil moradores que a cidade chega hoje ao seu aniversário de emancipação político administrativa como uma cidade de serviços, o estilho fabril de décadas atrás ficou no passado, e hoje a cidade se destaca em vários quesitos. Toda essa exuberância tem muito haver com o povo osasquense que unidos construíram uma cidade que dá orgulho de morar, trabalhar e acima de tudo de amar.

E diversos são os estudos e pesquisas que apontam uma cidade em franca expansão, não por acaso, muitas empresas nacionais e multinacionais estão escolhendo Osasco como suas novas casas.

O estudo “Índice dos Desafios da Gestão Municipal 2021”, realizado pela Macroplan, consultoria em cenários prospectivos e administração estratégica, aponta Osasco entre as 100 melhores cidades do País para se viver. Desempenho em Educação, Segurança, Saneamento e Saúde são elementos que determinam o posicionamento dos municípios no ranking.

Osasco ocupa a 44ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do País. Perdeu apenas uma posição na década e manteve a colocação na comparação com o último ano.

A cidade teve melhor posição em Segurança (14ª), Educação (24ª) e Saneamento (42ª). A análises foram feitas comparando-se o desempenho dos municípios em 2019 em relação a dez anos anteriores (2009).

Segurança

Conforme o estudo, a taxa de homicídios em Osasco variou de 26,9 para 8,6 por 100 mil habitantes entre 2009 e 2019, ano em que a cidade apresentou uma taxa menor que a média dos 100 maiores municípios do Brasil, ocupando a 17ª melhor posição no ranking. O número de homicídios em Osasco passou de 193, em 2009, para 60, em 2019, queda de 68,9% no período.

A redução da criminalidade se explica pelo aumento dos investimentos da Prefeitura no setor, com a contratação de novos guardas civis municipais, criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e da Ronda Operacional com Motocicleta (ROMO), além da aquisição de novas viaturas e armamentos, criação do Centro de Operações Integradas (COI) e instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade.

Educação

Em 2019, por exemplo, contribuiu para o desempenho de Osasco no ranking os 6,3 pontos obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental I, na rede pública, nota maior que a média dos 100 maiores municípios do país analisados. No momento, a cidade está na 30ª melhor posição entre eles. Em 2009, ocupava a 51ª posição.

Creches
A estimativa de atendimento das crianças de 0 a 3 anos em creches em Osasco em 2019 foi de 53,1%, maior que a média dos 100 maiores municípios do país. O município tinha a 14ª melhor posição no indicador nesse conjunto de municípios em 2019, reflexo da ampliação da rede por parte da atual Administração.

Entre 2017 e final de 2020, a Prefeitura entregou 10 novas creches e o Mundo da Criança (Fito zona Sul), que juntas geraram 4 mil novas vagas. Este ano será entregue a unidade da zona Norte (Jardim Piratininga) do Mundo da Criança, com mais 1.300 vagas.

Saneamento
Ainda de acordo com o estudo da Macroplan, estima-se que 100% da população de Osasco tenha sido atendida por serviço de coleta de resíduos domiciliares em 2019. Esse resultado colocou a cidade na 1ª melhor cobertura entre as analisadas.

Abastecimento de Água
Osasco alcançou 100% da população atendida pelo serviço em 2019 e apresentou o 1º melhor atendimento entre as cidades analisadas naquele ano. O desempenho é fruto dos esforços do atual governo nos últimos quatro anos junto à Sabesp para a ampliação não apenas do abastecimento na cidade, mas também na coleta de esgoto. Nesse último quesito, o estudo aponta que, em 2019, 98,5% dos osasquenses eram atendidos. O município teve o 16º melhor atendimento entre as cidades analisadas em 2019 na coleta de esgoto.

Novas Empresas

Osasco ainda este ano deve ganhar novas empresas e com isso gerar empregos, a rede Havan, empresa brasileira do setor varejista, cuja matriz está instalada em Brusque, no estado de Santa Catarina anunciou a abertura para março deste ano no bairro de Presidente Altino. A MercadoCar, no Km 18, deve começar a contratar funcionários para a abertura em Julho. Uma grande empresa deve se instalar na cidade nos próximos meses e vai gerar mais de 1400 empregos diretos.

Além disso, Osasco é destaque no cenário corporativo pois na cidade estão várias das principais empresas do Brasil: o aplicativo de delivery de comida iFood e o Mercado Livre, plataforma de venda e compra de produtos. Além disso, a Rodoborges, FEMSA, Dafiti (Marketplace), Uber (filial), HBR Aviação, Sem Parar e Bradesco.

Não por acaso, Osasco foi considerada a 3ª cidade do Brasil em empreendedorismo no ICE (Índice de Cidades Empreendedoras-2020), em estudo conduzido pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O estudo levou em conta o ambiente regulatório, infraestrutura, acesso a capital, inovação, mercado, capital humano e cultura empreendedora das cem cidades mais populosas do país, e Osasco se destacou, sendo a primeira cidade que não é capital no ICE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.