A Prefeitura de Cotia vacinou 6.634 pessoas contra a Covid-19, entre os dias 20/01 e 6/02. A campanha de vacinação começou pelos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia e pelos idosos e os deficientes (a partir de 18 anos) que vivem em Instituições de Longa Permanência. Na segunda etapa da campanha, começaram a ser vacinados os trabalhadores da saúde em geral, os idosos com idade a partir de 90 anos e os pacientes acamados (a partir de 18 anos) cadastrados na Secretaria de Saúde. Nos próximos dias, à medida que novas doses do imunizante chegarem ao município, o cronograma será ampliado.
“É importante que a população de Cotia acompanhe o cronograma de vacinação que é divulgado nas redes oficiais da Prefeitura. Cada cidade está com um cronograma elaborado a partir da disponibilidade de doses da vacina. Embora estejamos todos seguindo o Plano Estadual de Imunização, definido com base no Plano Nacional, a campanha avança com a chegada de mais doses.”, disse o prefeito Rogério Franco.
Os primeiros vacinados também já começaram a receber a segunda dose da vacina, nesta segunda-feira (8/02), conforme o protocolo para as doses do Instituto Butantan e da Fiocruz, respeitando o prazo estipulado para cada um dos imunizantes.
Primeira idosa e idosa mais velha vacinadas
Na sexta-feira (5/02), a dona Benedicta Vieira da Silva, de 94 anos de idade, foi a primeira idosa vacinada na segunda etapa da campanha, no polo montado em frente à Prefeitura. Na ocasião, 230 idosos com idade a partir de 90 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Já no sábado (6/02), a Secretaria de Saúde vacinou 90 pessoas acamadas cadastradas na Secretaria. A dona Delmira Souza Lima, de 105 anos de idade, recebeu a primeira dose do imunizante, com isso, ela é a pessoa mais velha de Cotia vacinada até o momento. Toda a ação realizada para atender os pacientes acamados foi acompanhada pela Guarda Civil Municipal.
Há uma pessoa acamada com mais de 90 anos. Pode tomar a vacina em casa ?