llA Prefeitura de Osasco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), acaba de entregar à população a reforma do Parque Manoel Manzano, no Conjunto dos Metalúrgicos, zona sul. As melhorias incluem a revitalização dos espaços internos, plantio de árvores nativas, pintura da quadra poliesportiva, instalação de novos brinquedos, espaço PET, vestiários, reforço na iluminação, estrutura para eventos e um novo PEV – Ponto de Entrega Voluntária, que agora funciona 24 horas por dia. Ao lado dos Ecopontos, o PEV (se fala Pévi) faz parte da estrutura de gestão de resíduos do município, segundo a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), área da prefeitura ligada à SSO responsável pelo projeto.
De acordo com a Diretoria, o PEV recebe apenas materiais recicláveis, diferente dos Ecopontos, que também recebem móveis velhos, podas de árvores, pequenos volumes de entulho, além dos próprios recicláveis. Segundo a DIGRES, tanto os Ecopontos quanto os PEV’s não recebem lixo domiciliar, conforme alerta Eron Silveira, Diretor de Limpeza Urbana. “O PEV que a prefeitura acabou de entregar no Conjunto dos Metalúrgicos é exclusivo para materiais recicláveis e não recebe lixo domiciliar.
A população precisa se apropriar desses novos equipamentos que fazem parte da nossa rotina e diferenciar um do outro, até mesmo para não se confundir. Podem e devem ser levados ao PEV as latas de alumínio, garrafas PET, garrafas de vidro, embalagens plásticas, potes de vidro, caixas de suco e leite longa vida, papel, papelão, enfim, os resíduos secos e limpos devem ser encaminhados para o PEV”, comentou Silveira.
O secretário de serviços e obras, Waldyr Ribeiro, ao lado do Diretor de Gestão de Resíduos, Oscar Buturi, publicou vídeo em sua rede social explicando a importância do novo equipamento. “A prefeitura está entregando a reforma do parque do Conjunto dos Metalúrgicos com várias novidades para a população e, talvez, a mais importante seja essa, o PEV – Ponto de Entrega Voluntária, o lugar certo para você, morador consciente da região, separar os recicláveis do seu lixo comum e trazer até o PEV, fortalecendo nossa política municipal de coleta seletiva”, afirmou Ribeiro.
A reforma no parque agradou aos moradores. Conceição Rodrigues, moradora do Conjunto dos Metalúrgicos e liderança da região, aprovou a obra. “O parque precisava de melhorias e agora está muito bom! Brinquedos novos, área de eventos, quadra reformada, está tudo muito bonito, inclusive agora temos um equipamento para os materiais recicláveis que é o primeiro da cidade, o PEV, que ficou lindo!”, finalizou Rodrigues.
A DIGRES informou que todos os materiais recicláveis coletados pela prefeitura, seja nos Ecopontos, PEV’s ou qualquer outro serviço de coleta seletiva, são todos encaminhados às cooperativas de catadores que mantém parceria com a administração municipal.
lServiços
PEV – Ponto de Entrega Voluntária do Parque Manoel Manzano – Conjunto dos Metalúrgicos
O que o PEV recebe: resíduos recicláveis secos: latas de alumínio, garrafas PET, garrafas de vidro, embalagens plásticas, potes de vidro, caixas de suco e leite longa vida, papel, papelão, enfim, os resíduos secos e limpos.
O PEV não recebe resíduos orgânicos, lixo domiciliar, entulho, madeiras, podas de árvores, etc.