Governo de SP encerra Caravana 3D em Barueri com anúncio de R$ 300 milhões em investimentos para a região

Cidades Destaque

Governador Tarcísio de Freitas confirmou obras de mobilidade, saúde, educação, segurança e drenagem durante encontro que reuniu prefeitos da Grande São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta quinta-feira (25), em Barueri, a 18ª e última edição da Caravana 3D (Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo), iniciativa criada para fortalecer a parceria entre o Estado e os municípios paulistas. O encontro aconteceu em Alphaville e reuniu o governador Tarcísio de Freitas, prefeitos, secretários estaduais, lideranças municipais e representantes das regiões Oeste, Norte e Sudoeste da Grande São Paulo.

O governador foi recepcionado pelo prefeito de Barueri, Beto Piteri, anfitrião do evento, e pelo presidente do CIOESTE e prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio, que deram as boas-vindas às autoridades e às delegações participantes.

Avenida Pirarucu é inaugurada

Durante a abertura da reunião, Tarcísio relembrou a agenda realizada horas antes, quando inaugurou a Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Barueri e Carapicuíba.

Com investimento de R$ 19,5 milhões, a avenida possui aproximadamente dois quilômetros de extensão e deve beneficiar diretamente mais de 730 mil moradores, reduzindo o tempo de deslocamento e facilitando o acesso ao transporte público, escolas, bairros residenciais e serviços essenciais.

Ao comentar a entrega da obra, o prefeito Beto Piteri destacou a importância dos investimentos regionais em mobilidade urbana, ressaltando que cidades vizinhas compartilham desafios semelhantes e que soluções integradas beneficiam toda a população.

Hospital Regional receberá novo nome

Um dos momentos marcantes do encontro foi a homenagem ao ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan.

Na ocasião, foi anunciado que o Hospital Regional de Barueri passará a se chamar Hospital Regional Rubens Furlan Filho, em homenagem ao filho do ex-prefeito, falecido em 2021.

R$ 300 milhões para obras e convênios

O principal anúncio da Caravana 3D foi a liberação de aproximadamente R$ 300 milhões em convênios e autorizações destinados aos municípios da região.

O pacote contempla investimentos em:

  • infraestrutura urbana;
  • abastecimento de água;
  • ampliação da rede de esgoto;
  • saúde;
  • educação;
  • segurança pública;
  • mobilidade urbana;
  • prevenção de riscos climáticos.

Entre as principais ações anunciadas estão a implantação da primeira Fatec da Saúde do Estado de São Paulo, que será construída em Barueri ao lado do Hospital Regional Rubens Furlan Filho, além de obras na área da saúde, reformas em escolas, aquisição de equipamentos de tecnologia, instalação de aparelhos de ar-condicionado nas unidades escolares, entrega de nove viaturas para a Polícia Civil, distribuição de 42 fuzis para a Polícia Militar e a construção de um piscinão de drenagem na divisa entre Barueri, Carapicuíba e Jandira, considerado estratégico para reduzir os alagamentos na região.

Governador destaca parceria com os municípios

Durante seu pronunciamento, Tarcísio de Freitas elogiou o trabalho desenvolvido pelos prefeitos da Região Metropolitana e destacou a continuidade de políticas públicas em diferentes cidades.

O governador também ressaltou os avanços do Estado nas áreas de saneamento básico e segurança pública, mencionando a contratação de 18 mil policiais, o fortalecimento das operações integradas entre Estado e municípios e investimentos em tecnologia, como o programa Muralha Paulista e o sistema de reconhecimento facial.

A Caravana 3D encerra seu ciclo de encontros pelo Estado reforçando a proposta de ampliar o diálogo entre o Governo de São Paulo e os municípios, buscando acelerar investimentos e atender demandas prioritárias apresentadas pelas administrações municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *