As armadilhas vendidas nas prateleiras dos Supermercados

Alexandre Frassini Colunistas

Talvez essa matéria me faça perder alguns futuros patrocinadores. Mas prefiro ser honesto com meus leitores. Vivemos num país onde quem pode mais chora menos e muitas vezes somos enganado com aval do poder público. Hoje quero falar das armadilhas que estão nas prateleiras de todo supermercado, seja ele grande ou não. Estou falando de produtos e embalagens que enganam o consumidor. E aqueles que trabalham com alimentação, como eu trabalho, diariamente lidamos com essa estranha situação.
Todos já percebemos que as embalagens diminuíram e os preços não. Se você ainda não deu conta dessa história, repare só os exemplos. Caixas de Bombom, Chocolate, Paçoquinha, Biscoitos, Bisnaguinhas, Pão de Forma, Achocolatados, Sabão em Pó, Latas de Milho e Ervilha, Caixas de Fósforos, Palitos de Dentes, e até o Papel Higiênico diminuíram de tamanho, porém os preços continuam os mesmos. Lanches de Fast Food, reduziram absurdamente de tamanho e até a caixa de Ovo vinha com 12, hoje vendem com 10 unidades. E tem vários outros casos. Você não se sente enganado? Pois é, esse “fenômeno” tem um nome, proteção governamental e histórico. Se chama “Reduflação”, ou seja é tipo uma permissão que o governo dá para o fabricante diminuir a quantidade para não aumentar o preço devido a Inflação. Porém sem uma fiscalização que nos proteja, vários abusos estão surgindo e o preço só aumentando.

A Lei diz que quando o fabricante reduz a quantidade, deve informar na embalagem e destacar nas gôndolas a mudança. Você já viu algo parecido? Eu não.

Outra situação revoltante que chega a indignar são os produtos que te enganam. Leite Condensado que é Mistura Láctea Condensada, Azeite que virou Tempero de Óleo com Azeite, Manteiga especial que é mistura de Manteiga com Margarina, Leite em Pó que se transformou em Composto Lácteo, Iogurte agora é Bebida Láctea Fermentada, Requeijão agora tem dois “similares”, a Mistura de Requeijão com Amido ou Produto Cremoso sabor Requeijão, Creme de Leite charmosamente chamado de Creme Culinário e por ai vai. Estamos comprando gato por lebre, sendo enganados na cara dura. E o pior, sendo induzido ao erro, pois esses produtos estão sendo vendidos na mesma prateleira do produto que mantém a originalidade, confundindo o consumidor.
Esses dias fui até um grande mercado aqui no Jardim Santo Antônio, o Barbosa e logo na entrada tinha uma promoção com várias caixas de “Leite” empilhadas na entrada, mostrava ao cliente que ali tinha uma oferta muito boa, ainda mais com o alto preço do Leite, hoje em dia. Vi uma senhora pegando uma caixa e a alertei que aquilo não era Leite e sim Bebida Láctea uma mistura com muito mais Soro e menos Leite. Ela devolveu na hora. Verdade que na placa dizia em letras pequenas o que era realmente o produto, mas imagino a quantidade de consumidor que não se atentou e comprou o produto devido a semelhança com a caixa do Leite de verdade.

Quem já assistiu a minha Oficina Gastronômica vai lembrar que alerto sobre outro produto que pouca gente percebe e nem imagina que está comprando outra coisa. A linguiça Calabresa e a Linguiça Portuguesa hoje é vendida como Linguiça Tipo Calabresa ou Tipo Portuguesa. A Receita da Linguiça Calabresa original é basicamente, Carne de Porco Defumada e Curada com pedacinhos da Pimenta Calabresa. Dê uma olhada nos ingredientes da Linguiça Tipo Calabresa da Sadia por exemplo e vai ver que tem alguns ingredientes que vão te surpreender. Na embalagem em letras bem pequenas está o segredo: Carne suína, carne bovina, carne, mecanicamente separada de aves, toucinho, proteína texturizada de soja, sal, leite em pó, açúcar, pimentas: calabresa e preta, Extrato de arroz fermentado. Oi??? Como assim, carne de boi e frango, leite em pó, açúcar?? Estranho né??
Já a Linguiça Portuguesa original tem a mesma composição da Calabresa, e justamente a diferença é a substituição da Pimenta para o Alho, além do formato também mudar e ao invés dos gomos maiores ela vem em formato de Ferradura. Mas se você ler na embalagem da Linguiça Tipo Portuguesa Pamplona por exemplo, vai ver algo mais e lerá, Carne Suína (69,16%), Água, Carne Mecanicamente Separada de Aves, Toucinho Suíno, Proteína Texturizada de Soja, Sal Refi­nado, Açúcar, Alho Natural, Aroma Natural de Fumaça, Especiarias: Pimenta Preta, Coentro, Erva Doce e Alho.
Aí eu te pergunto? Existem pessoas que tem alergia a Frango. Será que ela sabe que está consumindo frango numa linguiça tradicionalmente feita com carne suína?? Lógico que não!
Não estou dizendo que esses produtos não tem qualidades. Sei que são empresas importantes e com responsabilidades. Mas não poderiam ter dado um outro nome a essas linguiças e não simplesmente adicionar um “Tipo”? Seria mais honesto, manteria a história desses produtos e esclarecia o consumidor. E o Governo não deveria proibir ou pedir esclarecimentos a respeito? E no caso dos Supermercados, não se pode criar uma área destinada de produtos modificados, separando-os dos originais, assim como fazem com os Alimento Diet, por exemplo?

Enquanto não chegam essas soluções, que fiquemos atentos para não cair nessas armadilhas. E como disse no início, posso até perder futuros patrocinadores, porém, prefiro ser honesto com meus leitores e clientes. Também sou consumidor, e muito antes de ser um profissional.


Até a próxima, gente!!!!

116 thoughts on “As armadilhas vendidas nas prateleiras dos Supermercados

  1. Meu caro Alexandre, fiquei passada com essa história de linguiça “tipo”. Como assim!!! Absurdo!!
    Por isso tanta gente doente e não sabe o porquê e qdo sabe será q é o tratamento certo?
    Vou me policiar nesa compra, apesar de raramente consumo ese produto.
    Qto aos produtos citados no começo da reportagem, esses eu pedco tempo lendo rótulo. Não compra mesmo, nada tipo nada!!!!
    Obrigada pela reportagem e parabéns por ser fiel aos seus princípios, apesar da atividade q exerce.

    1. Bom dia, isto ocorre alguns anos já, os primeiros foram sabão em pó de marcas conhecidas. A embalagem continua do mesmo tamanho e “Diminui a quantidade do produto dentro”. ( E os órgãos de defesa do consumidor e o governo creio que saibam!) O ser humano o povo quase em geral só pensa no próprio bolso. Temos poder para mudar tudo isso mas tem um monte de covardes que “Reclamam mas se escondem! Deus abençoe em nome do Senhor Jesus!!! Amém!!!

      1. Quem deveria nos proteger contra estas fraudes são coniventes com o que acontece, provavelmente estão ganhando sua fatia para não fazer nada como tudo neste país de governantes hipócritas!

    2. Excelente o alerta, mas de forma geral sou contra regulamentação do governo. O que eu acho é que as pessoas deveriam ter o hábito de LER as embalagens. Geralmente está tudo escrito lá. Por ler as embalagens eu (assim como muita gente) já havia percebido há muito tempo esta ligeira mudança nos produtos. A única prática que considero realmente enganosa e que deveria ser proibida é o uso do texto (geralmente em letras grandes) “embalagem econômica” em embalagens que não são na realidade mais baratas.

      1. Parabéns pelo Alerta, as pessoas deveria ser assim sempre alertando os outros,faz muito tempo que eu percebo essas mudanças, embalagem com menos produtos, produtos adulterados, mas o preço é o mesmo, parabéns por ter toda essa coragem de alertar as pessoas.

      2. Li o texto e corri ma geladeira achei que tinha feito um otimo negocio ao comprar requeijão por menos de R$ 4,00, mas verdade é o tal de cremoso sabor requeijão. Que tristeza. Fui enganada.

      3. ” O que eu acho é que as pessoas deveriam ter o hábito de LER as embalagens. Geralmente está tudo escrito lá. ”
        Qual é o país que você vive Felipe ? O meu Brasil possue cerca de 70 milhões de analfabetos funcionais, e mais uma porção de idiotas incultos e sem discernimento.

    3. Caro Alexandre, estava esperando uma pessoa que mostrasse coisas desse tipo. É realmente uma vergonha o que muitas grandes industrias estao praticando, tudo com o consentimento dos órgãos que deveriam fiscalizar. Essa pratica ta generalizada. Um Exemplo entre dezenas que ja vi, peixe com 800g, mas quando vc olha o preço observa que ta é pagando bem mais, e por ai vai. Tem outra situaçao que acho grave é que na maioria das embalagens vc nao consegue ler sobre o conteudo do produto nem com uma lupa, ja observou?

    4. Caro Alexandre, estava esperando uma pessoa que mostrasse coisas desse tipo. É realmente uma vergonha o que muitas grandes industrias estao praticando, tudo com o consentimento dos órgãos que deveriam fiscalizar. Essa pratica ta generalizada. Um Exemplo entre dezenas que ja vi, peixe com 800g, mas quando vc olha o preço observa que ta é pagando bem mais, e por ai vai. Tem outra situaçao que acho grave é que na maioria das embalagens vc nao consegue ler sobre o conteudo do produto nem com uma lupa, ja observou?

      1. A caixa de bombons é a roubalheira mais descarada. Tinha 500 Gr e hoje em dia……. Aqui na minha cidade tem um papel higiênico de qualidade com rolos de 50 metros, minha alegria é quando chego ao supermercado e tem na gôndola, é tipo uma vitória.

    5. Inacreditável o caso da linguiça me surpreendeu apesar que não como nada embutido. O que mais me esstressa em super mercado é o sabão em pó q agora tem vários cm menor quantidade e tem uns que falam 2.200kls rende 2.700kls a gente tem que ficar lendo embalagens pra não comprar produto cm menos quantidade e frango gente quer m matar é peito de frango e coxa contra coxa tá em promoção aí vc compra toda feliz chega em casa é 700 ou 800 gramas estão de brincadeira cm povo

    6. Trabalhei com supermercado de 1987 até o início da pandemia isso vem desde os anos 84 após a entrada do governo civil antigamente a Barra de chocolate tinha 200 gramas o sabão em pó viva / mago/ odd/Omo/ etc varios fabricantes diferentes Hoje cartel vocês não vão acreditar o primeiro sabão líquido biodegradável foi feito no Brasil com paente brasileira e vendida 2/3 anos para os Estados Unidos chamava Rio líquido feito pela união fabril av Brasil río de Janeiro fui funcionário da empresa por 5 anos após os velhos donos deixarem a empresa para os filhos venderam o mais importante produto no Brasil não há mais continuidade das empresas caem em herança e são vendidas e filhos medianos e netos pobres o ditado é antigo e também atual

    7. Isso já vem acontecendo a muito tempo com vários alimentos,mais o povo simplesmente absorve.e como os remédios similares q são vendidos como genéricos nas farmácias

  2. Temos que fazer alguma coisa contra esse abuso da indústria e de quem vende. Essas diferenças eu noto todo dia. O que foi muito rápido o saquinho de molho de tomate de 340g para 300g num.tiro só. Devemos cobrar do Governo federal padronização das embalagens, voltar o que era realmente.

    1. Também acho Sérgio! Deveriam dar uma atenção a esses casos. Tem um pessoal encaminhando essa reportagem para Deputados e Senadores. De repente acende uma esperança. Abraços!

  3. Bom dia Alexandre!!

    Parabéns pela matéria e que bom que ainda existem pessoas honesta como você. Eu também fico indignada com essas reduções de produtos e não de preço. Gostaria muito de reclamar e obter resposta quanto a esses absurdos.

    1. Obrigado Cristiane! Deveriam dar uma atenção a esses casos. Tem um pessoal encaminhando essa reportagem para Deputados e Senadores. De repente acende uma esperança. Abraços!

      1. Deputados e Senadores? Acender luz? Esqueça esses super brasileiros nem compra fazem. Não sonhe tão alto.

  4. Agradeço sua sinceridade nesse mundo onde oque muitos valoriza é só o dinheiro e não nos coloca seres humanos que precisamos de informações verdadeiras e de alimentos de verdade. Já que temos que pagar que seja verdadeiro e não falso Ou suposto

  5. Eu observo há muito tempo essa sacanagem que a indústria vem fazendo com o consumidor, às vezes até fico pensando que nasci errada porque vejo coisas que o povo não vê. Fico indignada com tudo isso. Mas sou apenas um grão no meio do universo. Olha o sabão em pó tbm. Não dá mais pra comprar, vou produzir o meu em casa.

    1. Pois é Dona Nadir. As vezes desanima… Deveriam dar uma atenção a esses casos. Tem um pessoal encaminhando essa reportagem para Deputados e Senadores. De repente acende uma esperança. Abraços!

  6. Verdade obrigada pela reportagem que venham mais reportagem para nós alertar, das diminuições nós produtos já tinha reparado, mais as modificações dos produtos não sabia não verdade como era, o leite estou assustada agora

  7. Bom dia! Sobre o artigo, incrível e triste. Verdades que comprovam o quanto somos enganados, envenenados pela ganância dos empresários. Agradeço e vou ficar mais atenta aínda.

  8. Nossa moço!!!! Tô passada. Tanto esse governo, quanto esses empresários, sem ética, sem escrúpulos e sem vergonha na cara, são a desgraça do nosso país.vou prestar mais atenção e alertar meus amigos. Boicote total à essa atitude.

  9. Eu simplesmente não compro e ainda quando vejo pessoas que pegam e não se atentam a estes detalhes e aviso. BOICOTO COMPRAS DESTA EMPRESAS, PORQUE É MUITA SACANAGEM COM OS CONSUMIDORES. Brasileiros têm que aprender e exigir respeito, quando apreenderam a BOICOTAR estas”EMPRESAS”, e estas perceberem que seus produtos estão caindo às vendas, mudem suas políticas, e sejam honestas.

  10. Esse país chamado Brasil não tem dono. Cada um faz o que quer e acaba tudo em pizza. Agora com queijo a base de maisena. Quem poderá nos socorrer?

  11. É assustador ver quer eles mudam a composição e não mudam o nome. Iogurte está caro, bebida láctea é horrível, acho mais caro pagar por algo que não presta do que comprar o verdadeiro. As grandes indústrias estão mirando o lucro e por sorte há vários novos produtos de fabricantes que estão vindo para suprir a falar de qualidade dos tradicionais. Pior que se eles fazem muito sucesso depois a grande indústria compra eles e estragam todos os produtos deles também. É bem comum ver Coca Cola a Nestlé fazer isso ! O supermercado realmente deveria alertar os consumidores porém eles fazerem parte dessa quadrilha!

    1. Daniel, estava pensando sobre a responsabilidade dos Supermercados. Se o produto não tem qualidade ele não deveria comprar. Mas será que eles sabem? Até acho que sim. Mas acho que o Consumidor deveria reclamar e não comprar. Ai a situação muda. Mas… Abraços!

  12. Eu não entendo isso como reduflacao como estão dizendo, entendo como ROUBO pois é o mesmo que vc for comprar um quilo de arroz, feijão e farinha a varejo, o vendedor colocar 900gr e cobrar pelo preço de 1kg ou até mais. Nao é aceitável esse e outros tipos procedimentos por parte dos fabricantes pois só quem sai prejudicado é o consumidor. Tem que haver uma fiscalização mais rigorosa sobre isso, principalmente por parte dos órgãos de defesa do consumidor já que alegação de não aumentar preços por causa da inflação e aumentar seus lucros dessa maneira é até pior e o consumidor não pode continuar sendo assaltado dessa maneira, sem que nenhum órgão tome providências.

  13. Parabéns pela reportagem, muito bem escrito, é isso mesmo que tá acontecendo e ninguém faz nada pra mudar.

  14. Quanta coisa errada q somos as vezes obrigados aceitar será q não tem nenhum órgão público q possa intervir olha e muito obrigada pelas dicas nunca compro nada como composto de tal coisa ou. 70% de tal produto com o mesmo valor de um conteúdo 100% amei as dicas vc tá de parabéns

  15. E eu que pensava que era o único a prestar atenção nesses detalhes
    O peixe que de uma kilo agora tem 800 gramas, na embalagem com gelo
    Quando descongelado, sem o gelo ou água como preferir, vira 500 gramas
    1 litro agora tem 900ml e não 1000ml

  16. Ale até qdo vamos aceitar com estas empresas fazendo os consumidores de bestas e as autoridades não tomam providências ,para bens por vc ter abordado este assunto abs ferreira sp

      1. E não adianta reclamar nos sac das empresas pois não dão nem confiança! Simplesmente deixar de comprar que as empresas.desonestas fecham as portas! Nós consumidores temos um poder que desconhecemos! Boicotar é a única solução!

      2. Bom dia que adianta se fosse resolver diminui o tamanho temos que comprar mesmo assim tudo caro e povo vive comprando compra hj por um preço meia hora depois ja tem outro preço

  17. Foi abordado um assunto interessante. Não é só em alimentos que possui armadilhas. Precisei de comprar uns pneus para o meu carro e indo ao supermercado Carrefour deparei com um encarte que dizia: na compra de dois pneus, tem 50% de desconto na segunda unidade. O babaca comprou os 2 pneus. Paguei 980 reais nos 2 pneus à vista. Quando cheguei em casa entrei no site do Carrefour e encontrei o mesmo pneu a 440 reais cada um. Um prejuízo de 100 reais. Liguei no SAC da loja, fiz a reclamação é recebi como resposta a seguinte frase: “O Carrefour põe o preço que ele quiser “. Reclamei junto ao PROCON e me informaram que não cabia fiscalização. Pensei: Onde cabe a propaganda enganosa? Mas resolvi deixar o caso de lado. Simplesmente alerto a todos os meus amigos, que não são poucos, a não fazerem compras no Carrefour. E se forem lá , conferir os preços antes de realizarem a compra.

  18. E o antigo Sonho de Valsa? Não é mais chocolate e sim cobertura tipo chocolate; e o Tixan Ipê 1,6 kg q lava como 2 kg.; O Iogurte com soro de leite; o requeijão feito com massa de papel. Pode?

  19. Parabéns pela matéria. É isso mesmo que vem acontecendo e o consumidor, infelizmente aceita tudo passivamente quando deveria boicotar e denunciar esses “produtos”.
    Fico sempre indignado, mas sozinho não consigo mudar a situação.
    Um abraço

  20. Alexandre passei para te agradecer , muito esclarecedor eu venho deixando de consumir muitos destes produtos que tenho percebendo a mudança, bolacha salgada está com furos que cabe um palito , fiz uma postagem com esse exemplo , mas sou uma simples consumidora não tenho voz .

  21. SE esse assunto permitisse enviar por WhatsApp, ou outra rede social, nos daria chance de divulgar à quem compete reprimir.

  22. Alexandre, esse é o primeiro texto que leio sobre essa questão de redução do tamanho dos produtos é manutenção do valor. Acho que na verdade estão roubando o consumidor. Como podemos denunciar ou reclamar desse absurdo? Poderia nos orientar sobre isso?

    1. Ola Eduardo! Acho que uma forma de denunciar sobre isso é enviar a Deputados e Senadores a matéria… O Procon estranhamente não demonstra interesse. Se a ordem vier de cima quem sabe né?? Abraços!!!

  23. Alexandre mto bom dia!
    Tudo que vc escreveu infelizmente é a realidade que vivemos no nosso dia a dia. Já um tempo venho notando tais armadilhas nos supermercados. Grata.

  24. É isso mesmo,o consumidor tem que ficar atento e perder o pouquinho de tempo e verificar rótulo,as indústrias e os supermercados estão deitando e rolando

  25. Sua matéria deveria ser disponibilizada em REDE NACIONAL para todos terem acesso à essas verdades. SINCEROS PARABÉNS!!!!!!

  26. Acho mais absurdo a linguiça de frango que tem em sua composição carne suína onde existe muitas pessoas com alergias ou até proibição religiosa da carne suína… No meu ponto de vista vejo ser mais grave, pq existe muitos alimentos q se diz uma coisa e na composição vai algo suíno

  27. Te agradeço muito por denunciar essas enganações que estamos sofrendo. Eu e meu marido já havíamos prestado atenção nisso e estávamos procurando uma forma de podermos ser ouvidos. Gratidão por ser esta fonte da indignação que nos acomete no dia a dia.

  28. Eu percebi a uns 20 anos com um pacote de biscoito que eu tinha comprado, e três dia depois fui ao mesmo supermercado e o pacote estava menor. Procurei o repositor e a resposta foi: o senhor está enganado sempre foi deste tamanho. E quando questiono sobre essas coisas dizem: fazer o que? isso é brasil.

  29. Reduflacao. É exatamente isso. Um conluio entre empresas e governo. A inflação mascarada. Assim, nas pesquisas, a inflação não aparece, pois você compra menos pelo mesmo valor. Para o governo, um Toddy
    que era de 800gr que está sendo vendido pelo mesmo preço mas no peso de 700gr, não aumentou o valor. Não está enganando consumidor, pois a redução está em letras miúdas, é só ler. Está enganando o contribuinte e eleitor.

  30. EXCELENTE matéria, atitudes revoltantes, sou bastante observador e fico indignado, os consumidores deveriam boicotar estes produtos, minha esposa comprou “creme culinário” e discutiu comigo dizendo que comprou “creme de leite” para convencê-la tive que mostrar a diferença mostrando as duas embalagens.

  31. temos que ter cuidado em circular por este país. há um bandido em cada esquina querendo nos arrebentar. Os donos do poder lutaram para acabar com os direitos dos trabalhadores e dos aposentados. segundo eles para melhorar o país. onde estão as melhorias afinal ??? cambada de ladrões.

  32. Obrigada Alexandre!!!! Parabéns pela matéria esclarecedora. Vou aprender a ler e entender os rótulos. Você sabia que as esponjas de aço nós enganam? No meio do pacote eles colocam esponjas menores.

  33. Isso acontece faz tempo, coisas de terra Brasílis. Esse povo daqui aceita qualquer coisa. Exemplo: a goiabinha Piraquê. Abraços

  34. Essa patifaria de misturar frango com carne de porco pra mim é uma canalhice sem tamanho etc.

  35. Excelente matéria Alexandre, há anos venho notando essas mudanças que só prejudicam o consumidor, alteração na fórmula, redução de peso e por aí vai. Há alguns meses cai na armadilha do papel higiênico e esses dias vi a redução nas bolachas Crem Cracker e Maria de 400 g para 350g. Tempos difíceis…

  36. Parabéns Alexandre pela coragem e pelo alerta. Há tempo percebi isso, uns 8 anos atrás. O sabão em pó Surf com 750 gramas, embalagem igualzinha da de 1 kg. Comprei enganado. Mandei e-mail para a empresa e estou esperando resposta até hoje. A partir desse dia fiquei esperto com essas maracutaias, como você diz, permitidas pelo poder público. Tenha certeza que ser honesto só vai te trazer recompensas e você vai dormir tranquilo. Parabéns mais uma vez.

  37. Tenho sentido essa indignação também, me sinto lesada toda vez que vou ao mercado. E agora ainda temos esses alimentos que parecem mas não são, como a história dos leites em pó, creme de leite e leite condensado. Onde vamos parar com isso??? Pessoas cada vez mais se alimentando mal e prejudicando sua saúde. O jeito é voltarmos a nós alimentar somente com que a terra produz e mesmo assim sendo do nosso próprio quintal, quem tiver um né. Tá complicado.

  38. Muito boa matéria
    A tempos que fico indignada com a redução dos produtos e me queixo a cada ida ao supermercado
    Sempre me pergunto: as pessoas não estão vendo isso?
    Me lembro de meu filhos pequenos comprava o pacote de biscoito de 200g, hoje o mesmo tem 85, 90g
    Tem um açúcar que a embalagem e 900g
    Recentemente um senhor se queixou e disse a ele : precisamos nos unir, tem coisas que a gente acaba sendo obrigado pois precisa de fato, outros dá pra passar sem
    Valeu muito pela matéria

  39. Boa tarde.
    Gostaria muito de saber o que seria “carne mecanicamente separa de aves”…
    Isso tudo é um absurdo e um total desrespeito!!

  40. Parabéns por ter esse espaço para alertar os consumidores. Sou uma consumidora “atenta” e indignada, me incomodo muito com a palavra “tipo”, consigo evitar alguns produtos, mas acabo consumindo outros. Culpo, além do descaso governamental, também os empresários, pois deveriam ser mais responsáveis e respeitosos [ inclusive em relação à saúde ] com o consumidor, mas se valem da ‘desatenção’ [ ou nenhuma ] fiscalizadora. Com o preço das carnes, e mesmo por gosto, tenho consumido mais carne de porco, e compro bastante ‘calabresas’, que preparo de diversas formas, até em pães. Então, veja!, minha filha é intolerante a lactose; faço bolos, pães tudo sem leite. Como eu poderia imaginar ter leite na calabresa?!!! A culpa é minha se não li essas letras miúdas, mas é um ingrediente que eu jamais imaginaria ter nesse tipo de alimento! Lamentável como a desumanidade ainda impera. Outra vez, obrigada pelo alerta!

  41. Parabéns pela atitude , dentro do Rádio, Televisão e jornal muitas vezes fomos impedidos por diretores de falar o que realmente era preciso, isso para não correr risco de perder patrocinadores ! Sempre achei que doa a quem doer é preciso dizer a verdade !

  42. País de salafráros, indústria e supermercados geridos por seres da pior espécie, pilantras, escórias, excrementos da sociedade. O povo tbm tem culpa ao aceitar tudo isso

  43. Às vezes chego a pensar, no caso do chocolate que ano após ano vai perdendo peso, que um dia iremos pagar pela embalagem vazia.
    A lista da falcatrua é gigantesca.

  44. Infelizmente a maioria das pessoas aderem a essas midancas, naomporque querem, mas porque e o queno bolso permite colprar. Dominho hinuma reportavem que falava inclusive que a maioeia das pessoas estao.comendo pra.nao.f9car com o wstlmago vazio nao porque tem qualidade, ainda nao chegamos ao ponto de, como alguns países africanos, previsar comer bolas de argila ou papel.molhado pra substituir o alimento, e creio que nao chegaremos a esse ponto, nao todos , nao tenho dúvidas que que pode ter situações como essa Brasil a fora, mas gracas a Deus nao e uma situacao dominante, ainda. E o mptiho pra isso ainda nao ter acontecido ainsa, e justamente a populacao sendo enganada e nao ter forcas pra reagir porque nao tem.condição de comprar nem o basico, o que abre espaço para esse absusrdo e faz com que pensemnqhe ta tudo certo. De fato e revoltante, deveeia ser distribuido brindes junto com esses produtos. Narizes de palhaço, cairia muito bem….

  45. excelente materia, deveria ser veiculada com maior amplitude, nem todos conseguem ler rotulos, por ser analfabeto oupor falta de tempo ou ainda por confiar numa marca que nao ra nem ai para o consumidor . eu distribui nos grupos que participo , é importante.
    Parabens pela excelente matéria.

  46. Há tempos venho reclamando disso me minhas redes sociais, mas o consumidor faz o “tipo reclamador”, mas não reclama a quem de direito, poucos são os que realmente se incomodam e vão aos sites dos fabricantes reclamarem. Enquanto isso pagamos mais por cada vez menos.

  47. Meu caro Alexandre vc está coberto de razão. Tenho passado mta dificuldade pra me alimentar, tenho alergia ao leite e ao trigo e perco um tempão no supermercado lendo rótulos, já comprei produtos veganos q tinha traços de leite e broa de polvilho com trigo.
    Realmente temos q fazer alguma coisa, não podemos mais ficar dependendo da indústria capitalista.

  48. É o fim dos tempos, depois das eleições ficará pior. Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

  49. Parabéns pelo alerta! É absurdo mesmo. Eu sempre leio as informações. Mas infelizmente tem muita gente que acaba sendo enganada.

  50. Querido! Valeu mesmo por toda essa informação.
    Povo sendo enganado na cara dura!!! Reportagem honesta que vale muito a pena compartilhar.

  51. Ótima matéria, começou primeiro com o sabão em pó, mas de uns cinco anos para cá aumentou a senvergonhice, agora até às carnes embaladas estão fazendo parte da enganação, colocam embalagem de 800 g na promoção só para ganhar. Brasil terra se de ninguém? Ou de políticos corruptos? Eis a questão.

  52. Até a água mineral foi alvo desse processo! Agora é comum levar uma “água adicionada de sais” (gosto horrível e pior nutrição) quando se pede uma água mineral, em alguns estabelecimentos! Fiquem atentos! Quem vive no país das maravilhas é a Alice! Aqui é Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.