O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE) anunciou, nesta sexta-feira (27), que a tarifa do transporte público será reajustada em cinco cidades da região, incluindo Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Osasco. A partir de 2 de janeiro de 2024, a passagem de ônibus nas cidades citadas passará a custar R$ 5,80.
O Correio Paulista já havia divulgado recentemente matéria que já apontava o aumento em Osasco. A decisão do CIOESTE foi tomada com base em estudos técnicos e financeiros, que indicaram a necessidade de um reajuste para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público nas cidades da região.
O consórcio esclareceu que o objetivo do aumento é evitar o colapso do sistema de transporte e preservar o equilíbrio financeiro das prefeituras. Muitas dessas administrações não têm condições de subsidiar os custos operacionais das empresas de transporte. O novo valor reflete o aumento nos custos de operação, como combustível e manutenção da frota de veículos.
Confira a nota do Cioeste na íntegra:
O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo – CIOESTE comunica à população que, a partir do dia 02/01/2025, a tarifa do transporte público em cinco municípios integrantes do consórcio (Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Osasco) será ajustada para o valor de R$ 5,80 (cinco reais e oitenta centavos). Vale a pena ressaltar que a cidade de São Paulo também realizará reajuste da tarifa.
A decisão foi tomada após estudos técnicos e financeiros que indicaram a necessidade de um reajuste para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de transporte público.
O objetivo é evitar o colapso do sistema e preservar o equilíbrio financeiro das prefeituras, que não possuem condições de subsidiar os custos operacionais das empresas concessionárias. O novo valor reflete o aumento nas despesas de operação, como combustível e manutenção da frota.
O CIOESTE reforça o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão do transporte público, buscando sempre alternativas para minimizar os impactos para a população e melhorar a qualidade dos serviços.