Basta dizer que ele treinou o Exército para missão de paz da ONU: grão-mestre Norberto Serrano

Capa Colunistas Esportes Márcio Silvio
De 2004 a 2017 o Brasil liderou o processo de Estabilização do Haiti junto a Organização das Nações Unidas. Nesse longo período, mais de 36 mil homens prestaram serviço.
Quando o Brasil chegou lá, insurreições varriam o Haiti. Naquele primeiro ano de missão, o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira comandava o Exército e tabelou com a Fifa que organizou o Jogo da Paz na capital Port-au-Prince. Deu Brasil 6 a 0.
Mas fora das quatro linhas do futebol a situação seguia tensa com guerrilhas em escala. Por esse cenário, o Exército precisava aprimorava a tática de combate urbano da Tropa de Paz que partiria em missão; então, quem assume o tatame é o grão-mestre Norberto Serrano Júnior.
São 50 anos de luta e especialização em oito artes marciais. “Eu nasci pra isso, vejo como minha missão aqui”, filosofa o grande mestre que foi cem por cento Brasil ao treinar a tropa do Exército para o Haiti.
A linguagem marcial dele bate com a militar, tanto que por uma década treinou alunos da Academia de Polícia do Barro Branco; também ensinou no Batalhão de Choque da Polícia Militar de São Paulo e Polícia Federal. Por exemplo: ele não diz que dá treino, fala que dá instrução – que é de uso corporativo.
Bem antes de o mundo ser impactado pelo MMA, quem fazia o vale-tudo acontecer era ele mesmo. Foram eventos seguidos, demanda explosiva que o fez criar a Confederação Brasileira de Lutas Freestyle. Também fundou a Federação Paulista e a Confederação Brasileira de Hapkido; bem mais tarde criaria modelo próprio, o Scientific Hapkido System e que daria lugar à atual Confederação Brasileira de Defesa Pessoal.
Para o grão-mestre Norberto, esse novo sistema completa a filosofia marcial porque agrega todos fundamentos. “É um verdadeiro mix de estilos pra formar faixas-pretas em defesa pessoal”, explica.
E antes de o leitor pensar que acabou, vale contar que em 1991 ele foi para a Coreia do Sul e calou Seul ao levantar o título mundial de hapkido; não para aí, pois esse brasileiro de Osasco voltaria dois anos depois e novamente para espantar Seul – bicampeão mundial.
O comando da Confederação Brasileira de Defesa Pessoal fica na Avenida dos Autonomistas, 5.051 (Km 18) – mais informações sobre Norberto Serrano estão no cbdp.com.br e redes sociais. Sim, o Exército segue parceiro do grão-mestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *