A Prefeitura de Carapicuíba está ampliando significativamente a capacidade de tratamento de esgoto. Em março do ano passado, foram instalados os coletores troncos na rua Delfino Cerqueira, na Cohab, e na Estrada do Pequiá, na Vila Menck. Este ano, a prefeitura já entregou o trecho do Hospital Municipal. Estão em andamento os trechos da São Philipe, na Vila Freitas, e no Planalto, próximo à Estrada Egílio Vitorello e AMCAPS.
Assim que finalizar esses, a prefeitura começará a atuar na Marginal do Ribeirão, do Parque dos Paturis até a Aldeia, beneficiando os bairros do Santa Tereza, Jardim Leonor, Jardim Elzinha, Parque Jandaia, Gopiuva e Cecília Cristina. O último trecho é o da avenida Victório Fornazaro, na Vila Helemar.
Com isso, a prefeitura, com apoio da Sabesp, amplia em 50% a rede coletora, só nos últimos dois anos. Além da preservação do meio ambiente, a rede coletora diminui a poluição dos rios, previne doenças e a mortalidade infantil. Segundo estudos, cada R$ 1,00 investido em saneamento gera uma economia de R$ 4,00 em saúde.
Para o prefeito Marcos Neves, as obras de saneamento refletem positivamente na saúde pública: “são medidas importantes, tanto na preservação do meio ambiente quanto no aumento de qualidade de vida de nossa população”, avalia.
O investimento em Saneamento Básico é um dos caminhos para a melhoria da saúde da população principalmente agora com a pandemia