O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente -CEDECA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que atua na defesa da garantia de direitos das crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 7 de novembro de 2015, em sua formação inicial o CEDECA contou com o voluntariado de grupos de agentes de proteção infantojuvenil, engajados sobretudo nas pautas da Rede de Proteção Social Básica. Atualmente o CEDECA realiza atendimentos em três unidades distribuídas na região Norte, Sul e Centro de Osasco especificamente nos bairros Jardim Munhoz Júnior, Vila Osasco e Recanto das Rosas.
O Centro de Atendimento da Zona Norte está localizado no bairro Munhoz Júnior, tanto nessa unidade como nas demais é realizado um trabalho de inclusão, identificação, acolhimento das potencialidades infantojuvenis, seja por encaminhamento dos órgãos públicos de referência como por busca espontânea. Todas as ações contribuem para o acesso deste público nas questões relacionadas a saúde, alimentação, cultura, esporte e lazer, desenvolvendo assim habilidades físicas, mental, capacitação profissional, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária e por fim a garantia da defesa dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município.
O Cedeca oferece aos seus atendidos no contraturno escolar, oficinas de dança, artesanato, recreação, atividades esportivas, capoeira, grafite entre outros. Além de cursos tem informática e capacitação profissional nas áreas de panificação, confeitaria, administração, gestão financeira e empreendedorismo.
A unidade Munhoz Júnior disponibiliza o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para criança e adolescentes de 6 a 17 anos, a qual tem por foco a constituição de um espaço de convivência e formação para a participação e a cidadania a partir do desenvolvimento e protagonismo da criança e adolescente. Os serviços visam proporcionar as crianças e adolescentes, jovens e familiares da região um espaço de referência para o convívio social, desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo através do estimulo de suas habilidades naturais, potencialidades e formação integral. Entre as atividades oferecidas estão: Oficina de Informática, Oficina de Recreação e Atividade esportiva, Oficina de Grafite Estas atividades são realizadas como estratégia de acolhimento e inclusão da criança e adolescente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Na unidade do Recanto das Rosas são realizados vários cursos e qualificação profissional em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda (SETRE), visando a melhor capacitação profissional para os nossos jovens. Estes mesmos trabalhos são aplicados nas demais unidades de atendimento.
Na unidade da Vila Osasco na Rua Antônia Bizarro nº 258 próximo a Catedral Santo Antônio, são realizados mais de 200 atendimentos semanais com as famílias de baixa renda com apoio específico nas áreas de psicologia e psicopedagogia mediante acompanhamento apropriados de modo a oferecer a todos os interessados possibilidades de autovalorização, reinserção social, emocional, autoconscientização e superação das dependências químicas de substancias psicoativas para uma formação pessoal e cidadã.
O funcionamento de todas unidades ocorrem de segunda a sexta-feira, exceto sábado e domingo das 8h às 18h. O público alvo é composto essencialmente de crianças e adolescentes na faixa etária de 06 (seis) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses, juntamente com os seus familiares, com o total de mais de 1000 (mil) atendimentos por mês.