Central 156 de Osasco ganha aplicativo mobile

Capa Cidades

O Brasil é o terceiro colocado no ranking dos países que passam mais tempo em aplicativos, com média de 3 horas e 45 minutos conectados, de acordo com o relatório “Estado do Mundo Móvel 2020”, divulgado pela consultoria App Annie no início do ano. De olho nessa tendência mobile, a Central 156 de Osasco ganhou uma versão para aplicativo, disponível para Android e iOS. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Poda de árvores, tapa-buraco, coleta de entulho, limpeza de bueiros, entre outros serviços agora podem ser solicitados para a prefeitura da cidade via app. De acordo com o gerente de projetos do ICI em Osasco, André Moro, nesta primeira versão do aplicativo, foi disponibilizada para o público a possibilidade de abertura de solicitações de 17 tipos diferentes de serviços. “Esses serviços juntos concentram 70% da demanda de solicitações abertas na Central 156”, conta Moro.

Com a nova ferramenta gratuita, a prefeitura garante mais agilidade e facilidade de acesso aos serviços públicos pelos cidadãos. Além disso, possibilita aos gestores municipais uma visão completa para resolução das demandas da cidade. “Colocar os serviços municipais ao alcance de todos via smartphone é um passo fundamental para tornar as cidades mais inteligentes”, complementa.

Aumento de demanda

A pandemia da Covid-19 influenciou a operação da Central 156 em Osasco: foi registrado um salto de 33% no volume de atendimentos prestados à população. O serviço, que antes recebia em média 27 mil chamados por mês, viu o número aumentar para 36 mil.

Um dos principais motivos é a mudança no formato de atendimento. Demandas que antes eram realizadas presencialmente, conforme procura espontânea da população, passaram a ser encaminhadas por meio da Central 156. Moro explica que, para essa nova realidade, foram feitas as adaptações necessárias nos sistemas. “Organizamos tudo para que as mudanças acontecessem da forma mais tranquila, tanto para a equipe de atendimento da Central, quanto para a população.”

Osasco conta com a central de atendimento desde 2011. O novo canal de atendimento, assim como o contato via telefone, chat e e-mail, funciona 24 horas, 7 dias por semana, inclusive aos domingos e feriados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *