Em reunião, os onze prefeitos filiados à CIOESTE (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), presidida pelo prefeito de Osasco Rogério Lins, debateram a pandemia o que resultou numa solicitação ao governo para que a região volte à fase amarela. Semana passada o governador João Doria decretou fase vermelha nos 645 municípios paulistas.
Experiência para duas semanas
Um pouco mais moderada em que o comércio somente fecha aos finais de semana e nos dias úteis a partir das 20hs encerrando às 6 da manhã. Em ambos os casos, somente serviços essenciais podem funcionar. Caso o governador Doria aceite a proposta as cidades: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cajamar, Cotia, Vargem Grande Paulista e Araçariguama voltam à fase amarela.
Reforma Administrativa começa valer
Vence neste sábado a proposta que chegou através de uma ADIN – Ação Direta de Inconstitucionalidade promovida pelo Ministério Público. O prefeito de Osasco, Rogério Lins se livra, a partir de agora, de um grande problema que sobrecarregava o sistema de cargos na prefeitura. Muitos deles serão excluídos e terão a mesma nomenclatura. Como exemplo, o Administrador Geral de Postos e Centros de Saúde será responsável pela UBS e Policlínicas. O importante nessa mudança é que somente efetivos poderão assumir a posição da chefia e na escolha terá que ter nível universitário completo. No caso da Saúde só enfermeira (o) ou Médico (a). Todas as mudanças estarão disponíveis no IOMO deste sábado.
Deputada contra o impeachment
O contrário de alguns deputados do PSDB de São Paulo, Bruna Furlan, essa semana em rápida entrevista a um site popular afirmou ser contrária ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Para a deputada de Barueri, que é vice-presidente nacional da sigla afirmou que: “Não é o momento de falar em impeachment. Estamos em um momento muito difícil. A pauta agora é vacina, retomar o emprego e a renda”. Já Alexandre Frota, também do PSDB, lidera o movimento pró-impeachment. Eleito em 2018 pelo PSL apoiado por Bolsonaro, Frota é um dos candidatos à presidência da Casa.
Fake News irrita vereadores
Uma notícia falsa sobre quatro vereadores de Jandira terem se utilizado do cargo para tomar a vacina contra Covid, provocou o Presidente da Câmara Municipal de Jandira, Franklin Venâncio da Silva Netto a emitir uma nota sobre a fake News. “Nos últimos dias vem circulando em nossa cidade e pelas redes sociais a informação de que vereadores do município de Jandira, agindo em desacordo com a lista de prioridade” diz a nota que ainda esclarece que os edis jandirenses, em recente reunião solicitaram à Presidência que tome as medidas legais visando à interpelação judicial das pessoas que publicaram a denúncia, para que o causador informe os nomes dos vereadores que tomaram a vacina.
Dois aniversários
“A nova medula pegou; graças a Deus nasci de novo. Terei alta no Hospital Santa Cruz, hoje dia 28 de janeiro e terei acompanhamento semanal no hospital de Barueri. Minha maior emoção foi as enfermeiras entrarem no quarto cantando os parabéns”, esclareceu o grande chargista reconhecido internacionalmente. Neo Correia, juntamente comigo e o já falecido Luiz Carlos Taxinha iniciamos a Coluna Em Off no então Diario de Osasco início dos anos 90; hoje Diário da Região. Dizer que Neo esteve acamado por mais de seis meses em sua casa em Cotia, sem receber visitas, pois o tratamento preparatório de transplante da medula é muito rigoroso. Venceu a doença, graças aos amigos de Barueri que o acolheu no Hospital para iniciar o tratamento com total apoio do prefeito Rubens Furlan.
Máscara e asseio para fugir das estatísticas
Após merecidas férias, estamos de volta. O principal assunto em todo planeta é a pandemia, que muitos, assim como eu, achava que em 2021 estaríamos bem avançados na cura e a tão esperada rotina do dia a dia estaria de volta. Infelizmente não. Muitas mortes diárias, Manaus em tremenda crise e nós da região oeste da Grande São Paulo sofrendo com tantas perdas.