Aconteceu na manhã desta terça-feira, 18/10, na sede do CiOeste, reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Gênero, com coordenação de Luciana Ribeiro, representante de Osasco por meio da SEMUD, e da vice-prefeita de Cotia, Ângela Maluf.
O grupo é formado por representantes de todas as cidades que integram o Consórcio, e é responsável por manter constante diálogo e estudo em torno de políticas de proteção e apoio às mulheres e à população LGBTQIA+ da região.
O encontro contou com a presença de Renata Rodovalho, coordenadora de parcerias do Instituto Avon, que falou sobre o Projeto Acolhe e os critérios para elegibilidade que ele utiliza. Também presente, Ivanda Sobrinha, do Instituto Bem Querer Mulher (BMQ).
De acordo com Renata Rodovalho, o Acolhe tem como objetivo abrigar mulheres em situação de violência doméstica e seus dependentes, oferecendo hospedagem e alimentação por quinze dias. “Trata-se de um serviço protetivo, de caráter sigiloso, para garantir a segurança das mulheres, sendo realizado por meio do projeto, sem custo algum para os municípios”, destacou.
“Recebemos mulheres que não estão com medida protetiva, mas convivem com ameaças de violências domésticas”, afirmou. O financiamento desse serviço vem do Fundo Privado de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, coordenado pelo Instituto Avon.
O GT de Gênero discute a possibilidade de firmar parceria com o Instituto, para atendimento a mulheres, por meio do Programa Acolhe.
Entre outros assuntos, também foi discutido o Plano de Ação do GT para 2023 e o evento que acontecerá no dia 8/11, que abordará políticas públicas para mulheres e gêneros e contará com a presença de deputados e deputadas eleitas. O evento será realizado na ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barueri), na Alameda Madeira, 222, 14º andar, em Alphaville.