Secretaria de Serviços de Barueri recolhe 100 mil toneladas de lixo domiciliar ao ano

Cidades Destaque

A Secretaria de Serviços Municipais (SSM) de Barueri trabalha com o intuito de deixar a cidade bem cuidada, com segurança e qualidade de vida, realizando a limpeza urbana no entorno das residências, estabelecimentos, repartições públicas, vias e praças. A programação é intensa. Compreende desde a coleta de 4 mil toneladas de entulho ao mês, através do programa Papa-Entulho (big bags), a outras ações como a remoção de 100 mil toneladas de lixo domiciliar ao ano.

Um exemplo de cidade limpa e bem cuidada é dado em época de eleições. Neste ano, logo após o dia 2 de outubro, a SSM coletou 6 toneladas de materiais que foram jogados nas ruas e imediações das escolas com seções de votação.

Aos números da limpeza urbana de Barueri somam-se o importante programa de coleta seletiva, encaminhando por mês 500 toneladas de lixo reciclável à Cooperyara (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem de Lixo de Barueri e Região), que faz a triagem e comercialização do material recebido. 

A lista traz ainda o serviço “Catacacarecos”, remoção de resíduos volumosos como pneus, sofás, armários e guarda-roupas. Mensalmente são realizadas 300 viagens de caminhões carregados de materiais. Essa coleta é feita mediante o agendamento na SSM pelo telefone (11) 4162-7300.

Tem também a coleta de 60 toneladas ao mês de resíduos hospitalares e a limpeza e desobstrução de 10 mil bocas de lobo, operação essa executada semanalmente de segunda a sábado.

Para o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Francisco Pugliesi, a limpeza é muito importante para o município, porque ela colabora com o planeta reduzindo a poluição ambiental, visual, dos rios e do ar. “Além de dar qualidade de vida à população, melhora também a qualidade ambiental da cidade num contexto geral. Barueri tem realizado todos esses serviços no intento de manter a cidade limpa e bem cuidada”, garante.

Coleta domiciliar
A coleta do lixo orgânico acontece diariamente na região central, em razão do acúmulo de resíduos, e em dias alternados (às segundas-feiras, quartas e sextas ou às terças-feiras, quintas e aos sábados) nas outras regiões de Barueri.

Coleta em contêineres
Implantado em dezembro de 2021 para atender preferencialmente as residências de Barueri, o novo sistema de coleta mecanizada de lixo é realizada por meio de material descartado pela população nos 4 mil contêineres distribuídos pelas ruas de Barueri a cada 60 metros. A coleta é feita pelos profissionais de limpeza em dias de remoção do lixo domiciliar.

A SSM pede que os usuários continuem acondicionando o lixo em sacos plásticos e não coloquem nos contêineres entulho, objetos de madeira e outros materiais inapropriados. Recomenda-se que as pessoas fechem sempre a tampa após o uso e não mudem o contentor de lugar.

Papa-Entulho  
Instituído pela lei 2.580/2017, o serviço de coleta residencial de entulho, chamado de Papa-Entulho, recolhe materiais armazenados por meio do empréstimo de big bags, sacos plásticos flexíveis (de até 1.500 quilos) disponibilizados gratuitamente aos munícipes. Os interessados devem fazer seus pedidos, a partir das 9h, também pelo telefone (11) 4162-7300 (opções 1 e 8). O equipamento é recolhido após três dias úteis ou quando estiver cheio. Por dia, são fornecidos 120 bags.

Mais serviços
A SSM responde ainda por outros serviços, como sinalização, tapa-valas, pequenas obras, limpeza de córrego, beira de rio e mata ciliar, além do fornecimento de água e limpeza de resíduos de áreas verdes.

À secretaria está ligada a CSU – Coordenadoria de Serviços Urbanos, encarregada pelos serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, serralheria, telhado, pintura e marcenaria, dentre outros, bem como atribuições voltadas aos atendimentos prestados no velório e cemitério municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *