Na próxima segunda-feira (29), a Prefeitura de Itapevi começa a construir a 5ª Escola do Futuro em regime de Tempo Integral, na Cohab, para mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A unidade está localizada na Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a Rua Jamanduá – Setor A. Com o início das obras, a previsão de entrega é de 18 meses (fevereiro de 2024).
Ela receberá o nome de Escola de Tempo Integral Profª Nádia Bernaudo, que foi uma escola de madeira desativada ainda em 2014 e estava localizada na Rua Francisco Bolgioni, no Jardim Maristela. As obras são executadas por uma empresa licitada e acompanhadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do município.
“Estamos avançando em uma área primordial para o desenvolvimento de Itapevi, porque investir em educação é investir em um futuro digno para a nossa população”, disse o prefeito Igor Soares (Podemos).
A nova unidade seguirá o mesmo modelo das unidades do Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso. O prédio da Escola do Futuro da Cohab vai ter dois andares acessíveis, com rampas e elevador para pessoas com deficiência (PCD), pisos táteis e barras laterais.
Serão 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedotecas, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva coberta, piscina aquecida, auditório e parque externo, com playground.
Grade curricular diferenciada
Os alunos terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo, além de utilização da plataforma Google For Education em diversas disciplinas e a utilização de Chrome Books.
Serão servidas quatro refeições diárias (Café da manhã, Colação -distribuição de uma fruta-, Almoço e Café da Tarde), além de aulas extras de natação e dança.
Escolas do Futuro do Julieta e Bela Vista
Além desta da Cohab também já estão sendo planejadas outras duas escolas do futuro: no Jardim Julieta e no Bela Vista. A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral.
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura iniciou as obras da Escola do Futuro de Tempo Integral de Amador Bueno. Ela é a quarta unidade construída na cidade, uma vez que a cidade já conta com três unidades para mil alunos: Parque Suburbano, Santa Rita e Cardoso.
A iniciativa é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.