Crianças do Edmundo Burjato ganham ferramentas para horta comunitária

Mexer na terra, sentir cheiros e texturas, preparar o canteiro, escolher o que e onde plantar, acompanhar e participar do processo de cultivo, cuidados e crescimento. Assim foi a manhã de quarta-feira, 26 no Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Edmundo Burjato, em Osasco. A instituição que hoje atende 200 jovens e adultos com necessidades especiais recebeu da Tramontina ferramentas e oficinas para criação de horta comunitária. A ação faz parte do Projeto Ferramentas que Fazem, que pelo terceiro ano, estimula iniciativas sociais como forma de transformação, protagonismo e autonomia através da natureza.
Foram os próprios integrantes do CER que colocaram a mão na massa. Na oficina de meio ambiente, a atividade propiciou o trabalho coletivo para que cada um pudesse experimentar, respeitando suas especificidades e ritmo. A ação também estimula o reconhecimento das plantas e a relação com a alimentação no dia-a-dia. Depois de plantar e colher, entram as oficinas de culinária com receitas saudáveis: saladas de frutas, sucos naturais, chás, que vão além do aprendizado, proporcionando a partilha e convivência ao redor da mesa.
“É também nesse processo que aprendemos a lidar com sentimentos como a frustração: tem semente que vinga, outra não. De espera e paciência. De cuidar e respeitar os seres vivos. Do compartilhamento: de saberes, de trabalho coletivo, de risadas. De entender os ciclos: da planta que cresce, dá flores, frutos, sementes e morre espalhando novas sementes por aí. Das folhas que caem das árvores, decompõe e viram adubo. Da água, que evapora e chove. Da Lua que influencia os momentos de plantio, poda, colheita. E, principalmente, dos nossos próprios ciclos e relações com o entorno.” Thaiza Pedroso, educadora ambiental da CECCO Osasco

1 COMENTÁRIO

  1. Que legal! A única ressalva, é que são maiores de 18 anos, não são crianças como diz o título da reportagem. Conviventes seria mais apropriado! Agradecida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here