Trajetória do jovem Leonardo Lupiano está sendo marcada por inovação e reconhecimento internacional, inclusive recebendo prêmio da ONU por suas ações
Por – Wanderley Berrocozo
Criado no Jardim das Flores, ele viveu em Osasco até os 16 anos. Na quarta-feira, 28 de maio, na companhia de sua mãe, senhora Mara e do primo Milton Lupiano, Leonardo esteve em nossa redação. Hoje com apenas 27 anos, mas com vasta experiência e formação, Leonardo pode ser o elo às empresas brasileiras de investir em uma subsidiária nos Estados Unidos e com isso atrair investidores americanos.
A formação escolar de Leonardo em Osasco foi no Colégio CEUS, Fito e no Colégio Objetivo do Jardim das Flores, onde até hoje mora sua família.
A conclusão do último ano do ensino médio foi nos Estados Unidos, em Utah. Como se destacou com boas notas e por jogar muito bem basquete, Leonardo ganhou uma Bolsa Acadêmica Esportiva. Formou-se em Administração e Justiça Criminal Americana.

Na Utah Tech University Leonardo se formou como o melhor aluno e nomeado como orador da turma, mas enquanto estudava, trabalhava numa incubadora de novas empresas, as startups, desempenhando uma função de ligação entre empresas e investidores. Após sua formatura foi contratado por uma empresa como diretor de projetos onde conseguiu grande sucesso.
Como se destacou como melhor aluno estrangeiro em toda a história da universidade de Utah, Leonardo recebeu uma carta oficial da embaixada do Brasil na capital americana, parabenizando-o pelo feito e pelo trabalho que desenvolvia, convidando-o para ir até a embaixada do Brasil e para trabalhar em um dos projetos envolvendo inovação e empreendedorismo.

Leonardo foi conhecer o embaixador em Washington, onde esteve em duas oportunidades, e foi convidado a fazer parte da diáspora brasileira de inovação e tecnologia no exterior. Neste mesmo ano, em 2021, Leonardo foi agraciado com um prêmio da ONU – 7 for17 Award por promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para o nosso planeta.
Após concluir mestrado em administração com ênfase em Análise de Dados em meados do ano de 2024, Leonardo agora mora em Las Vegas na companhia do irmão mais novo, Ricardo, e está cursando Direito na William S. Boyd School of Law, em Las Vegas, com foco em Direito Corporativo e Estruturação de Empresas, no que foi inspirado desde cedo pelo pai Nivaldo, que sempre atuou nas áreas jurídica e administrativa.

Em 2023, Leonardo esteve em Osasco, onde participou da EMPRETEC, o maior curso de empreendedores do mundo, com metodologia criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de desenvolver comportamento empreendedor e identificação de novas oportunidades de negócio, curso oferecido pelo SEBRAE/Osasco.


Com sua experiência e 11 anos residindo nos Estados Unidos, estudando e trabalhando, Leonardo vislumbra uma oportunidade de promover um intercâmbio para que empresas brasileiras tenham uma subsidiária em território americano, atraindo investidores. Ele seria uma espécie de ponte, um elo para que isto ocorra.
Em Osasco, Leonardo também esteve na quarta-feira,28, na prefeitura, onde falou de seus objetivos e ideias e na Secretaria da Casa Civil, recebeu apoio e a possibilidade de ir até Brasília, expor nos órgãos competentes, as possibilidades de instalação e desenvolvimento de empresas brasileiras na terra do Tio Sam.

Sobre os avanços recentes no Brasil para facilitar esse tipo de investimento, Leonardo comenta:
“É animador ver o Brasil avançando com legislações que fortalecem o ecossistema de startups e investimentos. O Modelo de Acordo de Investimento em Startup já foi um passo importante, e agora o CICC, inspirado no SAFE dos Estados Unidos, que é o principal instrumento de investimento em startups por lá, pode trazer mais segurança e simplicidade para quem quer apoiar novos empreendimentos no país. Se for aprovado, tem potencial de destravar capital, atrair novos perfis de investidores e aproximar o Brasil das melhores práticas internacionais”, finalizou. Esta proposta já foi aprovada pelo Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Atualmente Leonardo é referência aos jovens de nosso país no exterior, pois mostra como a sua formação empreendedora pode gerar impactos além das fronteiras.