Desvios no Hospital Regional do Estado em Carapicuíba levam à condenação 11 pessoas após denúncia do MPSP

Cidades Destaque

Em sentença obtida pela Promotoria de Justiça de Carapicuíba no dia 25 de novembro, 11 pessoas foram condenadas por desvio de verbas da área da saúde, que deveriam ser usadas no Hospital Geral (HGC) e no Ambulatório de Especialidades Médicas daquele município. Entre os réus estão diretores do HGC e empresários. Somadas, as penas ultrapassam 75 anos de prisão e correspondem às práticas dos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. O Poder Judiciário decretou ainda perdas de bens apreendidos, incluindo uma aeronave.


De acordo com o apurado, o esquema permitiu o apoderamento ilícito de R$ 10 milhões, frutos de 17 contratos firmados com o poder público. 


Iniciadas em 2019 após um funcionário do HGC relatar os altos gastos dispendidos pela organização social que assumiu a gestão daquela unidade de saúde, as investigações da Promotoria se depararam com fatos similares ocorridos em outros municípios e que já vinham sendo alvos do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A Operação Raio-X, deflagrada em 2020, cumpriu mandados contra envolvidos com o esquema em Penápolis e Birigui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *