Dono do pedaço

Colunistas Sem Mordaça

Quem ou quais pessoas são responsáveis pela pouca efetividade da fiscalização, que impeça que o comércio clandestino aumente cada vez mais, principalmente no centro comercial de Osasco. Quem reclama e com razão, são os comerciantes legalmente estabelecidos, que a cada dia sofrem mais e mais com uma concorrência desleal.

Não muda

Pelo que se vê e ocorre nos bastidores da política osasquense, no próximo dia 1º, quando ocorre na Câmara de Osasco a solenidade de posse do prefeito e vereadores, não será nenhuma surpresa que o atual presidente da Câmara de Osasco, Ribamar Silva, que inclusive será o presidente da sessão, por ter sido o vereador mais votado em 15 de novembro, ser eleito para mais uma vez ocupar a presidência do legislativo para os dois primeiros anos da nova legislatura.

Primeiro time

Após ser reeleito para um novo mandato, o prefeito Rogério Lins não deixou vazar nenhuma informação ou até mesmo uma sinalização sobre a composição de seu novo secretariado. É sabido que alguns dos atuais titulares serão mantidos em seus cargos mas também, que haverá algumas novidades, mas isto só saberemos no apagar das luzes deste ano ou mais tardar na solenidade de posse em 1º de janeiro, já que tudo está sendo mantido a sete chaves.


Você sabia?

Que o prefeito de Carapicuiba, Marcos Neves (PSDB), reeleito nas eleições deste ano, ainda no primeiro turno com mais de 72% dos votos válidos para o mandato de 2021/2024 e que comanda uma prefeitura de um município com mais de 400 mil moradores e proporcionalmente com uma das menores arrecadações do Estado, tomou uma decisão de governo e nos quatro anos do atual mandato, não autorizou o aumento do IPTU, beneficiando tanto os proprietários como os inquilinos de imóveis.

Tá na veia
Nem bem acabaram as eleições municipais deste ano, já há movimentação no sentido de possíveis candidaturas nas eleições programadas para 2022. É provável que teremos uma dupla de irmãos candidatos na vizinha Barueri, ou seja Bruna Furlan que tentará o quarto mandato na Câmara Federal e Rubens Furlan Filho, conhecido no meio como Rubinho, que pela primeira vez deverá disputar uma eleição e será a deputado estadual. Os dois são filhos do prefeito, Rubens Furlan, que acaba de ser reeleito e governará Barueri pela sexta vez.

Quem será?
No novo mandato que se inicia em 1º de janeiro próximo, o prefeito Rogério Lins vai quebrar a cabeça para definir entre os vereadores que compõe a sua base de apoio, qual deles será o líder de seu governo no legislativo osasquense. Não basta ser vereador, tem que ser experiente, conhecedor dos trâmites na Casa de Leis e da legislação em geral e ser respeitado pelos demais vereadores, principalmente os componentes da base do prefeito.

Sem dó
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional da Saúde (ANS) suspendeu o reajuste em 2020 e com o reajuste em 2021, os clientes de planos de saúde devem se preparar para aumento de até 35% em suas mensalidades. Vai ser uma cacetada, milhares vão deixar de pagar seus planos e passar a utilizar a saúde pública.

Pujança
O município de Osasco com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil 2018 divulgado pela IBGE está no oitavo lugar, atrás apenas de sete capitais, a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Porto Alegre. Estes oito municípios somaram quase 25% do PIB do Brasil. Barueri fica na décima quinta colocação. Agora com relação ao PIB no Estado de São Paulo, Osasco segue em segundo atrás apenas da capitall paulista, enquanto que Barueri fica em sexto, atrás de São Paulo, Osasco, Campinas, Guarulhos e São Bernardo.

Ano ruim
Para o futebol de Osasco. O Grêmio Osasco ficou em penúltimo no Campeonato Paulista da Série A3 e foi rebaixado à Segundona em 2021. O Osasco Audax na Série A2 escapou por pouco da queda e vai participar do estadual de 2021, com a competição tendo início em 28 de fevereiro e término previsto para 22 de maio. Já as meninas do Osasco Audax participando na elite do futebol feminino do Brasil, Série A1, não foram felizes no Campeonato Brasileiro reunindo 16 clubes e o time acabou rebaixado à A2 de 2021.

Ano bom

Para o vôlei de Osasco. A Superliga Feminina 2019/2020 em razão da pandemia do novo coronavírus foi encerrada sem a definição da equipe campeã. No Campeonato Paulista 2020 o representante de Osasco conquistou o 15º título e na disputa da Superliga 2020/2021, o Vôlei Osasco após o encerramento do primeiro turno, com dez vitórias em onze partidas, está na vice-liderança com a mesma pontuação do Minas que é o primeiro mas perdendo apenas na diferença de sets prós e contras.

Tristeza
Em 2020 quatro ex-vereadores de Osasco que tiveram grandes destaques não só como políticos mas também em suas áreas de atuações na vida privada e social, morreram . São eles, Dr. Cury, Orlando Antônio Lopes, Maria Coluna e Sérgio Yamato. Também morreu Ni da Pizzaria, vereador em pleno exercício e que acabara de ser reeleito para um novo mandato.

Sem público
Neste 1º de janeiro a partir das 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Osasco, acontece a cerimônia de posse do prefeito reeleito Rogério Lins e de 21 vereadores para o mandato de 2021 a 2024. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a sessão, onde inclusive será eleito o presidente da Câmara para o biênio 2021-2022, não será aberta ao público, assessores e imprensa, que poderão acompanhar a mesma pela TV Câmara Osasco, via site, Facebook, You Tube e pela Cabo Net Canal 7 e Megabit Telecom Canal 3.

Segue o jogo
A partir de 1º de janeiro, treze (13) partidos políticos terão representantes no legislativo osasquense e as maiores bancadas são o PODEMOS e o REPUBLICANOS com três vereadores cada. E a nova legislatura se inicia com o prefeito Rogério Lins, em seu segundo mandato, tendo o apoio de dezessete (17) vereadores enquanto que a oposição terá quatro representantes.

Boato
Nesta semana uma notícia se espalhou, de que a passagem no transporte coletivo urbano em Osasco passaria dos atuais R$ 4,50 para R$ 6,00, um aumento absurdo de um pouco mais de 33%. As empresas de ônibus podem até justificar a necessidade do aumento, caso a notícia não seja falsa mas a última palavra é da prefeitura e esta, através do prefeito Rogério Lins dificilmente atenderia tamanha alta. Porém é certo de que a notícia foi plantada para tumultuar, tentar colocar o prefeito num fogo cruzado com centenas de milhares de usuários dos ônibus em Osasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *