A qualidade da educação ofertada pela Prefeitura de Barueri alcança a melhor pontuação em dois anos, conforme levantamento da INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). A cidade atingiu 797 pontos – resultado que a aproxima do Grau de Excelência do instituto, estipulado a partir de 800 pontos.
A pontuação, divulgada esta semana, advém de pesquisa realizada junto a moradores da cidade com mais de 16 anos sobre diversos setores. O objetivo é medir o grau de satisfação da população com relação aos serviços públicos.
“O serviço analisado pelo instituto de pesquisas de satisfação pública classificou a Educação como 4º melhor serviço público de Barueri, acima da média do agrupamento de Médio Porte, com 706 pontos. A classificação da Educação considera 16 serviços no total, ordenando sua posição no ranking doméstico da INDSAT de acordo com a pontuação e satisfação do serviço entre os moradores”, registra matéria divulgada pelos organizadores da pesquisa.
A INDSAT divide os municípios avaliados em três agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (até 100 mil habitantes); Cidades de Médio Porte (entre 100 mil e 400 mil habitantes); e Cidades de Grande Porte (com mais de 400 mil habitantes). Barueri classifica-se como Cidade de Médio Porte, considerando que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima sua população atual em 316.473.
Os critérios analisados classificam os munícipios, com base na pontuação recebida, em Grau de Excelência (a partir de 800 pontos), Alto Grau (de 650 a 799 pontos), Grau Médio (de 500 a 649 pontos), Baixo Grau (de 350 a 499 pontos) e Baixíssimo Grau (de 200 a 349 pontos).
Educação competente e antenada
Celso Furlan, secretário de Educação de Barueri, comemora o resultado atribuindo-o à competência dos professores e também ao caráter inclusivo e inovador adotado no setor pela Prefeitura.
“Nossos educadores desempenham um papel fundamental, promovendo um ambiente de aprendizado inspirador, onde os alunos são encorajados a explorar seu potencial máximo. A inovação pedagógica e a adaptação às necessidades em constante evolução dos estudantes são pilares desse padrão de excelência. Além disso, essa conquista se traduz em uma cultura de inclusão e diversidade, na qual cada aluno é valorizado e respeitado por suas diferenças”, ressalta Celso.
Aprovação popular
O setor educacional do município teve aprovação de 79,4% dos respondentes (23,9% de avaliações classificadas como “ótimo” e 55.5% como “bom”). Outra notícia animadora é que a rejeição ao serviço caiu na cidade em comparação com os últimos dois anos, chegando ao menor resultado no período: apenas 3,6% de avaliações negativas.