ETEC de Osasco recebeu a abertura da Semana Lixo Zero

Capa Cidades

A ETEC Dr. Celso Giglio, localizada na Vila dos Remédios, recebeu no último dia 23, em seu auditório, a abertura da Semana Lixo Zero 2023 de Osasco. O evento foi prestigiado por autoridades, gestores públicos, representantes do setor da economia circular e alunos da escola. A atividade contou com palestra sobre os princípios “Lixo Zero” e a importância da gestão correta dos resíduos sólidos urbanos.Também na programação, as apresentações de danças da Academia Alexan (premiada companhia de dança de Osasco), e da Equipe de Dança da ETEC, deram contornos especiais ao evento.
Coordenada pela Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), ligada à Secretaria de Serviços e Obras (SSO), o evento contou com a participação de Waldyr Ribeiro Filho, secretário SSO; Persival Santi, secretário adjunto SSO; Josias da JUCO, vereador; Profª. Lucília Montemagni, diretora da escola; Luiz Cezar Pena, coordenador pedagógico; Oscar Buturi, diretor da DIGRES; Gutemberg Sobreira, superintendente da EcoOsasco; Carlos Marx, da entidade Casaviva Cultural e Ambiental; além de representantes das secretarias de Serviços e Obras (SSO); Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH); Emprego, Trabalho e Renda (SETRE); e Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHAB), dentre outros. Em sua fala, Waldyr Ribeiro tratou da importância da Semana Lixo Zero no calendário municipal. “A inserção do tema no calendário oficial reforça a importância que este governo dá à questão ambiental. Estamos todos empenhados para melhorar a gestão dos resíduos e estimular as políticas públicas do setor”, comentou Ribeiro.
A Profª. Lucília Montemagni exaltou o papel da ETEC na comunidade e o engajamento na questão ambiental. “A escola é um agente de propagação da conscientização em todas as áreas que a comunidade em geral atua. E no quesito meio ambiente, a ETEC Dr. Celso Giglio tem como uma das suas diretrizes disseminar a importância do nosso comportamento como força ativa propagando a sustentabilidade em todos os cursos, e em especial, na formação técnica em Meio Ambiente e Química”, afirmou Montemagni. Já para o Prof. Luiz Cezar Pena, foi uma grande satisfação receber o evento. “A Etec Dr Celso Giglio recebeu com muito orgulho a abertura da semana Lixo Zero, que vem de acordo com a grade curricular dos nossos cursos de Meio Ambiente e Química. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema e como trabalhar a conscientização. Inclusive já existiam alguns projetos em andamento, que devem ser atualizados e adaptados após as informações recebidas na atividade”, revelou Pena, como é conhecido o professor.
Por sua vez, Paula Abreu, diretora de tratamento e destinação de resíduos da DIGRES e uma das coordenadoras da Semana Lixo Zero, a aproximação com a academia é fundamental. “Um dos objetivos das atividades realizadas na Semana Lixo Zero 2023 é acessar o espaço acadêmico, incentivar trabalhos científicos e de pesquisas, e levar aos alunos e professores oportunidades e propostas de não geração e destinação correta de resíduos”, finalizou Abreu. A semana Lixo Zero entrou no calendário oficial do município de Osasco por meio da Lei Nº 5.128/2021, e visa estimular o debate e promover a conscientização acerca da não geração, redução, reutilização, reciclagem e gestão correta de resíduos na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *